Fábio Felix
Fábio Felix Marilia Lima/Esp. CB/D.A. Press. Fábio Felix

“Maré da política brasileira está mudando”, diz Fábio Felix após resultados do PSol nas eleições

Publicado em Eixo Capital, Entrevistas, Notícias
Coluna Eixo Capital por Ana Maria Campos

O deputado distrital Fábio Felix (PSol) avalia que os resultados expressivos do partido nas eleições municipais deste ano representam uma nova composição no jogo de forças políticas no Brasil. Para ele, o fato de Guilherme Boulos (PSol) disputar o segundo turno em São Paulo foi uma vitória para a renovação da esquerda nacional

“A candidatura de Boulos representou a novidade política, com muita radicalidade no programa e construção militante. Esse segundo turno é um recado da população paulista contra a extrema-direita e Bolsonaro”, frisou.
Confira entrevista:
O que o desempenho de Guilherme Boulos em São Paulo significa?
Significa uma grande vitória para a renovação da esquerda brasileira. A candidatura de Boulos representou a novidade política, com muita radicalidade no programa e construção militante. Esse segundo turno é um recado da população paulista contra a extrema-direita e Bolsonaro. Também demonstra a necessidade de uma esquerda consistente, coerente e com construção popular.
Acha que ele se forma como alternativa de oposição mesmo que
não vença o tucano Bruno Covas no segundo turno em São Paulo?
Com certeza! O PSol é a grande novidade dessas eleições em todo o Brasil. Há um sentimento de maior representatividade e radicalidade na política em geral. Vamos entrar com tudo pra eleger Boulos em São Paulo. Vai ser uma experiência de unidade da esquerda nacional nesse segundo turno. Acho que a maré da política brasileira está mudando!
Para chegar longe, a esquerda precisa se unir. É possível?
A esquerda precisa se unir nas lutas cotidianas e construir uma agenda para o Brasil. Pensar só em unidade eleitoral é insuficiente pra revertermos esse quadro de tantos retrocessos. Além disso, a esquerda tem que sair da linha de um programa morno e conciliador pra apresentar soluções para os problemas da população.
 
E no DF? Qual é o impacto da eleição de hoje daqui a dois anos?
Estou muito feliz com os resultados até aqui. As candidaturas de pessoas negras, de LGBTQIA+ e mulheres tem se destacado pelo país. Isso está muito conectado com nossa luta e pauta por aqui. Acho possível o PSol ter um deputado federal em 2022 e uma bancada na Câmara Legislativa. E, mais do que isso, a esquerda pode ter uma candidatura forte contra o governo autoritário de Ibaneis.
 
O PSol vai ter candidato a governador no DF? Quem seria?
O PSol ainda está debatendo sua estratégia eleitoral. Temos muitos nomes interessantes e qualificados pra cumprir este papel. A certeza que temos é de que vamos ter uma bancada na Câmara Legislativa, vamos eleger pela primeira vez um deputado federal e lutar para que a esquerda tenha uma alternativa com um programa contra à desigualdade social na cidade.