Riacho fundo Agência Brasília

Geraldo Magela é alvo de operação que apura extorsão em política habitacional do GDF

Publicado em CB.Poder, Sem categoria

HELENA MADER

A operação Clã, deflagrada na manhã desta quinta-feira (02) pela Polícia Federal, investiga supostas irregularidades em empreendimentos habitacionais no Riacho Fundo II. O ex-secretário de Habitação do GDF Geraldo Magela (PT) foi alvo de condução coercitiva e de uma operação de busca e apreensão.

O terreno do programa era de propriedade da União, mas o governo Federal cedeu a área ao GDF, para a criação de moradias populares. Segundo a PF, cooperativas habitacionais extorquiam pessoas carentes para que elas fossem cadastradas no empreendimento. O valor chegava a R$ 15 mil.

O nome da operação é uma referência à participação de vários membros de uma família no esquema, com influência nas cooperativas, nas construtoras e no GDF. O Correio apurou que o principal elo dessa família seria o ex-secretário-adjunto de Habitação Rafael Oliveira. Ele também foi alvo de condução coercitiva.

O delegado da PF Guilherme Alves diz que não há nenhum envolvimento da atual gestão da Secretaria de Habitação no esquema. Ele conta que ainda não há indícios de cobrança de propina por representantes da gestão anterior. “A princípio, o que houve foi enriquecimento ilícito de integrantes das construtoras e associações habitacionais”, diz o delegado.