lula_cbn_-38186639

Lula vai assinar MP da segurança do DF em solenidade no Planalto

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O presidente Lula vai receber representantes das forças de segurança do DF nesta segunda-feira (01/12) no Palácio do Planalto. O evento vai celebrar a sanção do PLN 31/2025 que, entre outros temas, modifica o Orçamento de 2025 para elevar o total dos recursos para garantir o reajuste nos salários da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF.

 

Em seguida, o presidente Lula vai assinar a Medida Provisória (MP) que autoriza as recomposições salariais que variam de 19,60% a 28,40% aplicados em duas parcelas entre 2025 e 2026. Os reajustes serão incorporados aos contracheques de dezembro e janeiro.

 

A solenidade está marcada para ocorrer no 3° andar do Palácio do Planalto, às 15h. Entidades foram convidadas a pedido do presidente Lula.

 

Além dos sindicatos, vários políticos do Distrito Federal trabalharam para viabilizar o reajuste dos policiais civis, policiais militares e bombeiros do DF.

 

O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou a despesa e enviou a mensagem ao presidente Lula, a quem cabe autorizar a medida, uma vez que a segurança pública é custeada por recursos da União, por meio do Fundo Constitucional do DF.

 

Das negociações com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participaram principalmente os senadores Izalci Lucas (PL-DF) — relator do PLN 31/2025 —, Leila Barros (PDT-DF), os deputados federais Rafael Prudente (MDB-DF), Erika Kokay (PT-DF), e os distritais Doutora Jane (Republicanos), Wellington Luiz (MDB), Hermeto (MDB) e Roosevelt Villela (PL).