O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Carlos Augusto Pires Brandão para exercer o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O magistrado integrava lista tríplice eleita em 15 de outubro pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foi o mais votado no primeiro escrutínio e disputava a indicação com a desembargadora federal Daniele Maranhão Costa, também do TRF1; e Marisa Ferreira dos Santos, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
A indicação de Carlos Pires Brandão para a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Assusete Magalhães será agora submetida ao Senado. A mensagem ao Senado está publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite desta terça-feira (27).
Foram sete meses de espera. Ainda falta ao presidente Lula indicar quem vai suceder a ministra Laurita Vaz, que abriu uma vaga para o quinto constitucional do Ministério Público. Três integrantes do MP estão no páreo: Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas; Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre; e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal.
Carlos Pires Brandão nasceu em Teresina (PI). Na carreira de juiz federal, foi promovido a desembargador pelo critério de merecimento, há 10 anos, na vaga decorrente da ascensão do então desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca ao cargo de ministro do STJ.
Gradou-se no curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 1993 e em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). É especialista em direito constitucional pela UFPI (2001) e mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2003).
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…