53353702135_f2239a755a_c Ricardo Stuckert / PR

Lula cria poupança para estudantes do ensino médio. GDF vai aderir

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Dubeux – O presidente Lula enviou ontem ao Congresso Nacional a Medida Provisória que institui a poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar para estudantes do ensino médio. O texto foi publicado hoje no Diário Oficial da União. A Lei determina um repasse mensal para jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio na rede pública de ensino e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único, com prioridade àquelas que tenham renda per capta de até R$ 218. A secretária de Educação do Distrito Federal, Helvia Paranaguá, disse ao Correio que o DF vai aderir ao programa assim que a MP for publicada.

“As condicionalidades são interessantes e, de fato, um incentivo para que o estudante continue na escola e a gente diminua a evasão escolar”, diz. Para ter acesso à poupança, será preciso comprovar frequência escolar, aprovação ao final do ano letivo e matrícula na série subsequente, nos casos de o estudante estar no primeiro ou segundo anos, além da participação nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aqueles matriculados no terceiro ano. Os beneficiários poderão utilizar a poupança como desejarem. Para isso, cada estudante deverá abrir uma conta em seu próprio nome, com representação ou assistência dos responsáveis, caso seja necessário. O valor do depósito mensal feito pelo governo e as regras para saque, incluindo a periodicidade em que poderão ser realizados, serão definidos em regulamentação posterior.

Criolo, MV Bill e Emicida dão dicas a alunos do DF

Caio Gomez

Emicida, rapper e escritor, vai compartilhar como sua trajetória de estudante impactou no sucesso pessoal e profissional. Já o cantor Criolo, acompanhado da mãe, Dona Vilani, que é professora, discutirá o papel do educador para o desenvolvimento intelectual e humano dentro da sala de aula. O rapper MV Bill e a atual presidente da Central Única de Favelas (CUFA), Kalyne Lima, por sua vez, vão detalhar como projetos sociais fazem a diferença na educação no Brasil. Nessa atmosfera, o Sebrae comemora, hoje, 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora, em evento em Brasília. Além de professores, estudantes e especialistas da área, Emicida, MV Bill e Criolo serão convidados especiais. O evento pode ser acompanhado pelo público geral pelo YouTube do Sebrae. Para assistir a transmissão ao vivo, é necessário se inscrever no www.pnee10anos.com.br.

Versos do cotidiano

O poeta Souza Prudente lança, hoje, às 18h30, o livro Poemas e Sonetos para as presentes e futuras gerações”. A solenidade ocorrerá na entrequadra 707/907 Sul, na Academia Brasiliense de Letras e a Associação Nacional de Escritores. Desembargador federal aposentado, agora advogado, Prudente sempre gostou de escrever poesias e está com extensa produção sobre temas da atualidade.

Hora do diálogo

A nova era da diplomacia é o livro que o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, lança amanhã, às 18h, na sede da embaixada,. A apresentação da obra do experiente diplomata ocorre numa data especial para os dois países: O Dia da Amizade Argentina-Brasil. As duas maiores nações da América do Sul têm muito em comum e agora vivem transições decididas pelas urnas, ou seja, é hora do diálogo. O chanceler Mauro Vieira é um dos convidados.

Aquarela

Os dois auditórios onde ocorrerão os eventos no Pavilhão Brasil da COP28, em Dubai, receberam os nomes de Rio Negro e Solimões — remetendo ao Encontro das Águas, um fenômeno que atrai gente de todo o mundo, quando as águas dos rios Negro e Solimões se encontram para formar o rio Amazonas. Uma escolha simbólica no momento em que extremos climáticos estão afetando e secando esses rios. Já as seis salas de reunião do pavilhão — que deve ser visitado por Lula na sexta feira — foram batizadas com os nomes dos biomas brasileiros: 1. Amazônia 2. Cerrado 3. Mata Atlântica 4. Caatinga 5. Pampa 6. Pantanal.

Remédio Musical

Divulgação

A escritora Conceição Freitas lança hoje, às 20h, no Teatro Sesc Silvio Barbato, no Setor Comercial Sul, o livro Cavaleiro Cantante — História do projeto Remédio Musical, sobre os 15 anos de trajetória do professor, cantor e musicoterapeuta Alan Cruz. A publicação conta a concretização de um sonho, idealizado em 2008, quando o músico começou a cantar, por conta própria, em hospitais, creches e abrigos de idosos do DF.

Aleluia, a reforma do teatro vem aí

O GDF vai receber R$ 400 milhões do governo federal para a reforma do Teatro Nacional. Promessa de campanha feita por Lula em encontro com a classe artística do DF, a liberação da verba foi confirmada pelo secretário de Governo, José Humberto Pires. Para evitar que os equipamentos e estruturas se deterioram ainda mais, o GDF quer correr com a reforma. Lá, existem relevos de Athos Bulcão, esculturas de Ceschiatti e de Marianne Perretti, além de jardins de Burle Marx. A pirâmide é uma das obras mais inspiradas de Niemeyer.