Denunciada por lavagem de dinheiro, a ex-deputada distrital Liliane Roriz foi absolvida pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF nesta terça-feira (22/01). Em 2016, a filha caçula do ex-governador Joaquim Roriz virou ré por suposto envolvimento em um esquema de crime contra a administração pública. De acordo com a denúncia do Ministério Público do DF, a ex-parlamentar teria recebido dois apartamentos no Edifício Monet, em Águas Claras, após a aprovação de um suposto empréstimo fraudulento no BRB, quando seu pai comandava o Palácio do Buriti.
Liliane foi absolvida por falta de provas. A maioria dos desembargadores entendeu que o MP não conseguiu demonstrar o envolvimento da ex-distrital no suposto esquema. A absolvição foi por 17 votos a 1 – somente o desembargador Humberto Ulhôa votou pela condenação.
Antes do julgamento, a defesa de Liliane Roriz tentou cancelar a análise do caso, com um pedido para que o processo fosse remetido à primeira instância. O argumento era de que, como a ex-deputada perdeu o foro privilegiado ao não se reeleger, a ação penal deveria ser enviada a uma vara criminal comum. Mas, por unanimidade, os desembargadores decidiram manter o julgamento no Conselho Especial.
Outros integrantes da família Roriz supostamente envolvidos no esquema também foram denunciados e a ação penal tramita na 2ª Vara Criminal de Brasília. Na primeira instância, já foi realizado o interrogatório de vários réus, como Jaqueline e Wesliane Roriz, filhas do ex-governador Joaquim Roriz, e outros quatro acusados.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…