Semáforos
Semáforos Crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press. Semáforos

Licitação polêmica de semáforos será conduzida pela Secretaria de Segurança Pública

Publicado em CB.Poder

Diante da polêmica em torno da licitação dos serviços de modernização dos semáforos do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha decidiu transferir a concorrência pública do Departamento de Trânsito (Detran) para a Secretaria de Segurança Pública. Na última quinta-feira, o GDF anunciou a exoneração de Fabrício Moura da direção-geral da autarquia, por conta das controvérsias em torno da licitação. O Ministério Público do Distrito Federal investiga irregularidades na contratação dos serviços. O ex-distrital Alírio Neto vai assumir o Detran.

 

Na manhã desta sexta-feira (10/05), o governador Ibaneis criticou a “resistência” de servidores com o processo de modernização dos semáforos. Lembrou também que a Sitran, empresa que hoje realiza os serviços de forma emergencial, está no Detran há mais de 30 anos. “Esse certamente é um ambiente que tem que ser modificado.  Temos que buscar novos modelos”, argumentou o chefe do Buriti.

 

“Brasília é uma cidade que envelheceu, muitos semáforos não funcionam, não temos tecnologia nas ruas. O dinheiro do Detran das multas só pode ser investido na melhoria dos semáforos, em educação de trânsito. Temos que usar esse dinheiro da melhor forma possível”, argumentou Ibaneis.

 

“Aí você encontra resistência das empresas que estão lá dentro e dos servidores, porque não querem essa mudança. Temos que enfrentar isso”, explicou o governador, ao anunciar a realização da licitação no âmbito da Secretaria de Segurança. Segundo ele, a medida “vai dar transparência” ao processo. “Vamos modernizar esta cidade, independentemente da vontade dos servidores ou das empresas que estão lá”.