O governador Rodrigo Rollemberg sancionou na véspera de Natal a lei que permite a instalação de postos de gasolina em supermercados, hipermercados, shoppings, concessionárias de veículos, terminais rodoviários e garagens de ônibus. Os empresários desses setores, que cobravam a aprovação da legislação há mais de uma década, comemoraram. As cobranças se voltam agora para o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Há muitas reclamações com relação à lentidão da emissão de licenças para postos de combustíveis. Com quadro reduzido de servidores, o instituto não consegue apreciar os processos com celeridade. Os donos de supermercados e centros comerciais temem que, mesmo com a lei permitindo a construção de postos, a abertura dos estabelecimentos fique comprometida pela falta de autorizações.
Hoje, existem no Ibram cerca de 450 processos de postos de gasolina pendentes. A expedição da licença ambiental depende da análise dos estudos e da documentação apresentados pelos proprietários dos terrenos. Para tentar agilizar a liberação do licenciamento, o Ibram criou um grupo de trabalho, com equipes multidisciplinares, para avaliar os pedidos. Depois de passarem por esse comitê, os processos seguirão para a Gerência de Licenciamento, que vai decidir se acata ou não os pareceres técnicos.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Entrevista: Renato Barros, advogado, cientista político, irmão do governador Ibaneis Rocha…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), com a autoridade de quem comanda…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O orçamento do Distrito Federal para 2026, aprovado pelos deputados distritais…
ANA MARIA CAMPOS Um acordo livrou o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) da cassação do mandato…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A vice-governadora Celina Leão (PP) esteve na festa do Prêmio JK…
Em uma votação unânime, a Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (09/12) o projeto de lei…