Crédito: Antônio Cunha/Esp. CB/D.A Press.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF, Humberto Ulhôa, suspendeu a posse de Luzia de Paula (PSB) que ocorreria hoje (14/10).
O objetivo é promover a recontagem dos votos de acordo com as regras do coeficiente eleitoral para avaliar se a vaga pertence mesmo à suplente do PSB, com a cassação do mandato de José Gomes (PSB).
É que o TSE firmou entendimento de que os votos de políticos cassados devem ser anulados. Assim, com a condenação do empresário José Gomes por abuso de poder econômico, mais de 16 mil votos da coligação serão retirados da contagem final.
Para o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), a decisão do presidente do TRE-DF foi correta e prudente. “A vaga vai ficar com a Luzia de Paula. Mesmo com a anulação dos votos do José Gomes, o PSB terá direito ao mandato pelo número total de votos”, avalia Rollemberg.
O pedido de suspensão da posse foi feito pelo advogado de José Gomes, Cleber Lopes. Na prática, o distrital que teve o mandato cassado pelo TRE-DF e pelo TSE, por unanimidade, apenas ganha tempo.
Ele já teve um recurso negado pelo ministro Edson Fachin, do TSE.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O Orçamento da União para 2026 prevê…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Dos 24 deputados distritais da atual legislatura,…