Justiça nega pedido de sigilo para a Operação Drácon

Compartilhe

A Justiça negou um pedido para decretação de sigilo sobre os processos relacionados à Operação Drácon. O segredo de justiça do caso foi quebrado no mês passado, quando o Ministério Público do Distrito Federal denunciou cinco deputados distritais e ex-servidores da Câmara Legislativa por suposto envolvimento no escândalo de venda de emendas. Acusados haviam pedido ao Conselho Especial a delimitação do sigilo novamente, “exclusivamente aos fatos descritos na denúncia”. Eles também solicitaram que material não usado como prova fosse inutilizado. Distritais reclamam do vazamento de arquivos pessoais sem relação com as investigações, que estavam nos telefones celulares e computadores apreendidos durante a Operação Drácon.

O Ministério Público abriu uma nova frente de investigação, para apurar outros detalhes relacionados ao caso. No pedido apresentado à Justiça, os acusados solicitaram a judicialização dessa nova investigação, com distribuição por prevenção ao mesmo desembargador relator da Drácon, José Divino de Oliveira.

“A medida requerida – sigilo absoluto de todo e qualquer elemento colhido na fase de investigação, em mídia ou qualquer meio, que não tenha pertinência com o escopo da investigação – é inviável de ser cumprida na pratica. Os objetos apreendidos durante o cumprimento das medidas cautelares ainda estão sendo analisados, cujas informações são cruciais para garantir a finalidade do procedimento e o sucesso na elucidação dos fatos nas próximas fases”, argumentou o desembargador José Divino, ao indeferir os novos pedidos dos acusados.

“Em alguns casos, sequer foi elaborado o laudo pericial, em razão da enorme quantidade de material apreendido. O inquérito ainda esta na fase de análise da viabilidade da denúncia, quando sequer foi realizado um exame aprofundado dos elementos colhidos, de maneira que ainda não há como verificar o que interessa à investigação e determinar o descarte do restante”, acrescentou o desembargador.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • Eixo Capital
  • Notícias

Documentário sobre Honestino Guimarães estreia em maio na UnB

Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…

9 horas atrás
  • Eixo Capital
  • Entrevistas

“É preciso impedir a escalada do feminicídio”, diz presidente da AMB

Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…

9 horas atrás
  • CB.Poder

“A causa animal é ativo universal”, diz chefe da Proteção Animal da SSP/DF

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  Como começou seu envolvimento com a proteção…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Congresso terá R$ 37,8 bilhões para gastar com emendas impositivas

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  O Orçamento da União para 2026 prevê…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Disputa à reeleição na Câmara Legislativa será acirrada

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  Dos 24 deputados distritais da atual legislatura,…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Professora da UnB é condenada por racismo contra aluno da medicina

A 5ª Vara Criminal de Brasília condenou uma professora da UnB pela prática de crime…

5 dias atrás