HELENA MADER
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou, por unanimidade, mais um recurso apresentado pela defesa do ex-senador Luiz Estevão, na tentativa de livrá-lo da condenação a 26 anos de cadeia. Desde 2006, quando houve a primeira condenação no caso, esse é o 38º recurso do empresário. A 4ª Seção do TRF rejeitou embargos de declaração apresentados na revisão criminal ajuizada por Estevão.
O julgamento ocorreu no último dia 16, mas o acórdão só foi publicado esta semana. Em junho, a Corte já havia negado o pedido de revisão criminal, aberto após o trânsito em julgado do processo. A defesa pediu a reforma do acórdão que condenou o empresário pelos crimes de peculato, estelionato, corrupção passiva, formação de quadrilha e uso de documento falso.
No recurso, Luiz Estevão alegou a ocorrência de “omissão e contradição” no acórdão que julgou improcedente a revisão criminal, mantendo a condenação do empresário, que está preso na Papuda desde março de 2016.
O Ministério Público Federal refutou os argumentos do senador cassado. “A presente revisão criminal não passa de tentativa de eternizar discussões que foram amplamente submetidas e examinadas pelo Poder Judiciário em todas as suas instâncias, inclusive no bojo de uma miríade de recursos”, alegou o MPF no processo.
Escândalo
O MPF denunciou Luiz Estevão em 2000 pelo escândalo da construção do TRT de São Paulo — mesmo ano em que ele teve o mandato cassado pelo Senado. A primeira condenação veio seis anos depois, mas, graças à apresentação de 36 recursos, o empresário conseguiu postergar o início do cumprimento da pena por mais de uma década. Em ações de improbidade, o Ministério Público Federal cobra de Luiz Estevão e de outros réus envolvidos no caso a devolução de recursos desviados, que, em valores atualizados, superam R$ 1 bilhão.
Condenado no mesmo processo, o ex-sócio de Estevão, Fábio Monteiro de Barros, também entrou com um pedido de revisão criminal no Tribunal Regional Federal. O processo está pendente de análise no TRF3.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…