O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) julga, nesta quinta-feira (30/05), duas ações de investigação judicial eleitoral com pedido de cassação do governador Ibaneis Rocha. Os processos foram ajuizados ainda durante a eleição, a pedido das coligações encabeçadas por Rodrigo Rollemberg, do PSB, e Maria Fátima de Sousa, do PSol. Os partidos alegam que Ibaneis teria cometido abuso de poder econômico durante a campanha. O Ministério Público Eleitoral se manifestou no processo pela improcedência dos pedidos de cassação. O desembargador eleitoral Waldir Leôncio Lopes Júnior é o relator das ações de investigação judicial eleitoral
As ações foram ajuizadas pouco antes do segundo turno das eleições e fazem referência a um discurso de Ibaneis Rocha realizado em 30 de setembro, na Colônia Agrícola 26 de Setembro, próximo a Taguatinga. Na ocasião, o então candidato do MDB prometeu reconstruir as casas derrubadas pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal com recursos próprios. “As casas que a Agefis derrubou, eu vou construir com o meu dinheiro”, declarou, à época, Ibaneis.
Após a divulgação de um vídeo com trechos do discurso, o emedebista argumentou que o valor a ser aplicado na reconstrução das casas demolidas teria como origem os precatórios que o advogado deve receber durante a gestão do Palácio do Buriti, com valor estimado em R$ 300 milhões.
Para os adversário de Ibaneis, houve abuso de poder econômico. “Em suma, não se tratou de simples promessa de campanha, o que poderia ser feito por qualquer candidato. Ao contrário, tratou-se de abuso de poder econômico, pois somente um candidato extremamente rico, como o ora representado, teria essa condição, o que mostra o desequilíbrio do pleito”, diz um trecho da ação de investigação judicial eleitoral apresentada pelo PSB e assinada pelos advogados Gabriela Rollemberg e Rodrigo Pedreira.
O advogado de Ibaneis Rocha, Bruno Rangel, diz que a “expectativa é de que o julgamento acolha a manifestação do Ministério Público, no sentido de que não houve nenhuma ilicitude por parte de Ibaneis Rocha”.
“Questionável”
Em manifestação apresentada à Justiça Eleitoral, o procurador regional eleitoral do DF, José Jairo Gomes, classificou a conduta de Ibaneis Rocha no episódio como “questionável”, mas não viu motivos para a cassação do diploma da chapa.
“Inexistem nos autos elementos de prova que demonstrem que Ibaneis Rocha Barros Júnior tivesse empregado concretamente sua notória pujança econômica para, partindo do discurso à ação, distribuir benesses a eleitores. Não há prova de que, para além do discurso, tenham ocorrido outras ações concretas consistentes na efetiva transferência de recursos em prol dos eleitores”, argumentou o procurador.
“Em juízo de proporcionalidade, as circunstâncias dos fatos imputados ao réu não possuem gravidade suficiente para impor o juízo de cassação de diploma pleiteado pelos autores. Com efeito, considerando-se o eleitorado do Distrito Federal, a reunião na Colônia Agrícola 26 de Setembro não agregou número considerável de pessoas, somando os presentes cerca ‘60 pessoas, entre homens, mulheres e crianças’. Assim, embora de todo questionável a conduta do réu, não se chegou a configurar o ilícito de abuso de poder econômico no processo eleitoral”, explicou o procurador regional eleitoral.
Jairo Gomes frisou ainda que o discurso de Ibaneis durante a campanha não teve “potencialidade de alterar o desfecho eleitoral. “Com efeito, antes mesmo do comício da Colônia Agrícola 26 de Setembro, os institutos de pesquisa de intenção de voto já divulgavam que o réu contava com crescente aceitação perante o eleitorado”.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…