ANA MARIA CAMPOS
O delegado Rodrigo Larizatti foi condenado pelos crimes de sonegação de documentos públicos e desobediência a dois anos e dois meses de detenção pela Primeira Vara Criminal e Tribunal do Juri de Santa Maria. A pena foi convertida em prestação de serviços comunitários em entidade assistencial, hospital ou escola, a ser definida pela Vara de Execuções Penais.
A ação, ajuizada pelos promotores de Justiça do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) e pelas Promotorias de Santa Maria, aponta que o delegado, então titular da 33ª Delegacia de Polícia, de Santa Maria, se negou a instaurar um inquérito policial requisitado pelo Ministério Público do Distrito Federal relacionado a um caso de violência contra mulher e, posteriormente, deixou de entregar um documento público requisitado pela Promotoria sobre o caso.
O juiz Germano Oliveira Henrique de Holanda estabeleceu ainda como pena uma multa de 20 dias-multa, sendo cada uma correspondente a metade do salário mínimo vigente à época do fato, ou seja, R$ 8,8 mil. Na sentença, o magistrado considerou a condição financeira de Larizatti. “O condenado ostenta boa condição econômica, pois é delegado de Polícia do Distrito Federal. O subsídio atual do referido cargo público, na categoria especial, é de R$ 22.805,00 (Lei n. 12.804/2013). Por tais razões, arbitro, para cada dia-multa, o valor unitário de 1/2 (um meio) do salário mínimo vigente na data dos fatos”, ressaltou.
Larizatti terá ainda de se submeter a prestação pecuniária, correspondente ao valor de 10 salários mínimos, em bens de primeira necessidade revertidos a entidade assistencial, em parcelas mensais, no prazo de dois anos e dois meses.
O delegado não quis comentar a sentença. O presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Sindepo), Rafael Sampaio, disse que respeita a decisão judicial, mas lamenta que eventual falha administrativa seja tratada na esfera penal. “Acompanhei as audiências e considero que não era o caso de levar para a área criminal”, aponta Sampaio.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…