O juiz Roque Fabrício Antonio, da 4ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, deferiu, nesta segunda-feira (13/7), ação popular contra o Serviço Social do Comércio (Sesc/DF) e suspendeu pregão eletrônico para a compra de kits de exames laboratoriais para a detecção de coronavírus.
Em ação popular, o presidente do Sindicato dos Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas (Sindilab-DF), Alexandre Augusto Bitencourt, pediu para que, além da suspensão do pregão eletrônico, fosse proibido ao Sesc realização “irregular” de testagem da covid-19, mas o segundo pedido foi indeferido pelo magistrado.
No documento, Bitencourt relata que a compra do produto é restrita a empresas que atuam no ramo de saúde, “não sendo permitido a entidades particulares, tal como o Sesc, integrante do denominado Sistema S e que tem sua atuação voltada ao atendimento dos profissionais do comércio”, informou o sindicato em nota.
Além disso, o presidente acusou a instituição de irregularidades em razão da ausência de autorização para funcionamento da empresa, falta de licença sanitária e exercício ilegal de profissão. O autor questiona a legalidade da contratação com base em qualidade duvidosa dos testes; impossibilidade de o Sesc adquiri-los, além de ausência de Autorização de Funcionamento de Empresa – AFE e falta de licença sanitária para a realização de atividade laboratorial e operacionalização de posto de coleta para o manuseio do produto. Em decisão, o juiz deferiu a ação “em parte”, considerando a suspensão do pregão eletrônico. Cabe ao Sesc apresentar a contestação.
De acordo com o presidente do Sesc, Francisco Maia, a acusação do Sindilab não tem fundamento. “Nós temos a carta da Secretaria da Saúde nos credenciando a fazer esses testes e já fizemos antes em convênio com o governo. Além disso, o Sesc possui profissionais da saúde habilitados para a realização das testagens”. A instituição recorreu da decisão.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…