Fayed
Fayed Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Fayed

Justiça absolve Fayed e delegada em denúncia de lavagem de dinheiro e corrupção

Publicado em CB.Poder

O juiz Evandro Neiva de Amorim, da Oitava Vara Criminal de Brasília, absolveu o doleiro Fayed Traboulsi e a delegada aposentada Sandra Maria Silveira na denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por lavagem de dinheiro e corrupção. A sentença saiu hoje (09/02).

Na denúncia, os promotores de Justiça do Núcleo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) apontaram que Fayed repassou, em 2013, R$ 50 mil a Sandra, então chefe da assessoria jurídico-legislativa da Secretaria de Segurança Pública, em troca de informações sobre investigações da Polícia Civil. O dinheiro foi usado para a compra de um Toyotta Hillux.

Fayed era alvo de vários inquéritos sobre crimes de lavagem de dinheiro na Polícia Civil.

Nas alegações finais, no entanto, o próprio Gaeco pediu a absolvição de Sandra e de Fayed, sob a alegação de que não havia provas do crime.

Fayed, Sandra e o agente da Polícia Civil aposentado Marcelo Toledo foram denunciados também pelo Ministério Público Federal, no âmbito da Operação Miqueias.

Na denúncia, o MPF aponta que Fayed e Toledo integravam uma organização criminosa que fraudou fundos de previdência de servidores de prefeituras de nove estados e do Distrito Federal. Eles e outras 41 pessoas, entre as quais a delegada aposentada Sandra Silveira, foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.