ANA MARIA CAMPOS
A 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, por unanimidade, manteve a absolvição do ex-governador José Roberto Arruda, de crime na contratação da empresa Ailanto Marketing Ltda para promoção de jogo amistoso de futebol entre as seleções do Brasil e de Portugal. Os demais réus, o ex-secretário de Esporte e ex-deputado distrital Aguinaldo Silva de Oliveira, Fábio Simão e Vanessa Almeida Precht, todos acusados por suposta prática de fraude contra licitação, também foram absolvidos.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Arruda e os demais montaram um esquema fraudulento para burlar a exigência de licitação na contratação de serviços para promover jogo entre as seleções do Brasil e de Portugal, no evento de reinauguração do Estádio do Bezerrão, no Gama/DF. A partida foi realizada em novembro de 2008.
Os réus tiveram sentença favorável expedida pela 8ª Vara Criminal de Brasília. O juiz Osvaldo Tovani entendeu que o fato narrado na denúncia não constitui crime e absolveu os réus.
O Ministério Público apresentou recurso, mas seus argumentos foram rejeitados, e os desembargadores decidiram manter a sentença de absolvição em sua totalidade. O relator da apelação foi o desembargador George Lopes Leite, que teve a posição seguida pelos desembargadores Sandra De Santis e Romão Cícero de Oliveira.
Arruda obteve também vitória nas ações de improbidade administrativa relacionadas ao mesmo caso. Nesta esfera, ele foi condenado em primeira instância, mas a sentença foi derrubada por dois votos em segundo grau.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…