julia_lucy_eixo Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Julia Lucy: “Não podemos ser coniventes com nenhum tipo de situação de corrupção”

Publicado em Entrevistas

À queima-roupa // Deputada distrital Júlia Lucy (Novo)

por Ana Maria Campos

O que você quis dizer nas redes sociais com a declaração de que quem tem padrinho político se livra de investigação policial?
Os agentes corruptos mancham as corporações de que fazem parte, aterrorizam as pessoas por meio de ameaças e violências físicas e provocam danos muitas vezes irreparáveis ao erário. Não podemos ser coniventes com nenhum tipo de situação de corrupção e temos sempre de investigar e punir quem comete esses crimes.

Essa ingerência política tem ocorrido no DF? Pode citar algum caso?
É notório que há casos de corrupção em quase toda administração pública, fato comprovado pelas inúmeras reportagens na imprensa, investigações nas corregedorias e processos administrativos disciplinares que existem nos mais diversos órgãos. Dia 4/5 mesmo, para citar apenas um entre inúmeros casos, este Correio Braziliense noticiou que funcionários do Detran superfaturavam contratos em até 1.400%. Fatos como esse acontecem com demasiada frequência, o que revolta a população e exige com que nós, parlamentares, tomemos medidas para fiscalizar e denunciar.

Acha que a PCDF está engessada por forças políticas?
Em nenhum momento do vídeo menciono a Polícia Civil ou qualquer Polícia de forma nominal. O que fiz foi apenas consternar uma indignação geral contra agentes públicos corruptos e o mal que a corrupção traz para a sociedade – sem citar nenhum órgão ou corporação. Tenho uma longa e profícua relação de respeito e de admiração pelas forças policiais, tanto é que pertenci aos quadros da Polícia Federal por anos e durante meu mandato tenho encaminhado emendas parlamentares e trabalhado firme para assegurar a saúde e os direitos dos agentes de segurança.

E o caso da administração regional do Gama? O servidor apanhou por cobrar propina?
Não fiz nenhuma acusação ou menção específica a esse caso. Apenas me utilizei desse fato para consternar, de maneira geral, um sentimento de injustiça e impunidade que acontece em todo o País quanto a corruptos e corruptores. Espero e cobrarei que o poder público investigue a fundo essa situação.

O que está por trás disso?
Não sabemos ainda, mas espero que a nossa competente polícia e o poder público investiguem a fundo para que nada fique encoberto.