Juiz que condenou Arruda deixa processos da Pandora
Arruda confirma sua decisão de desistência da candidatura ao goverdo no Distrito Federal Crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press. Juiz que condenou Arruda deixa processos da Pandora

Juiz que condenou Arruda vai deixar processos da Pandora

Publicado em CB.Poder
Depois de proferir três sentenças com condenações na Operação Caixa de Pandora, o juiz Paulo Afonso Carmona pediu remoção da 7ª Vara Criminal de Brasília onde tramitam todos os processos criminais sobre o caso. A portaria com a transferência do magistrado para a 7ª Vara de Fazenda Pública do DF foi publicada na semana passada. Três dias antes, Carmona aplicou uma pena de 3 anos e 10 meses de prisão ao ex-governador José Roberto Arruda por falsidade ideológica, por forjar recibos que justificariam o dinheiro que ele recebeu das mãos de Durval Barbosa. Os ex-deputados Eurides Brito e Odilon Aires também foram condenados, por corrupção, respectivamente a 10 anos e 9 anos e 4 meses de prisão, em regime fechado.

Com a convicção formada

As sentenças do juiz Paulo Carmona sinalizavam condenações certas para a maioria dos denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Em suas decisões, o magistrado que estava havia dois anos com a responsabilidade de conduzir os processos criminais da Operação Caixa de Pandora demonstrou que concorda com as acusações do Grupo de Atenção Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) sobre a existência de um esquema de compra de apoio político para a eleição de Arruda em 2006. Um novo juiz, a ser designado pelo Tribunal de Justiça do DF, terá de tomar pé de toda a situação. Carmona conduziu várias audiências nos últimos dois anos e conhece profundamente os processos. Até a escolha de um novo titular para a 7ª Vara Criminal, a juíza substituta Christiane Nascimento será a responsável pelas ações em tramitação.

Vence o juiz mais antigo

Com a vaga aberta, juízes interessados poderão se candidatar para a transferência para a 7ª Vara Criminal. O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF decidirá quem vai assumir a função e conduzir um dos casos mais polêmicos do DF. Se todos os candidatos estiverem em situação regular na carreira, o escolhido será o mais antigo.