Em meio às discussões sobre retorno das aulas por causa da pandemia da covid-19, o secretário de Educação do DF, João Pedro Ferraz, foi exonerado, a pedido, do cargo nesta quinta-feira (18/6). No lugar dele, entrará Carolina Souza Petrarca. As mudanças foram oficializadas em edição extra do Diário Oficial do DF.
Carolina, assim como João Pedro, é advogada e faz parte do círculo de amizades do governador. Foi conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) e conselheira federal da OAB Nacional. Atuou como professora universitária no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e na Universidade Católica de Brasília (UCB). Também foi vice-presidente da Escola Superior de Advocacia da OAB/DF.
A advogada é irmã do chef de cozinha Marcelo Petrarca e gerencia os restaurantes comandados por ele. A experiência em gestão, além da confiança e da proximidade, foi uma das principais razões da escolha dele para o cargo pelo governador Ibaneis Rocha.
De acordo com fontes do Palácio do Buriti, João Pedro cansou do trabalho à frente da pasta. Amigo próximo de Ibaneis, ele relutou até em aceitar o cargo de maneira efetiva, mas topou pela proximidade com o emedebista.
A mudança é confirmada no mesmo dia em que outro amigo do governador deixa o governo. O advogado Valdetário Monteiro saiu da chefia da Casa Civil e será substituído por Gustavo Rocha.