Produtores rurais, com a “utilização irregular de instrumentos destinados à irrigação”, eram apontados, em um relatório do Siv-Água, órgão da Secretaria de Segurança Pública, como uma das causas graves da crescente redução dos níveis dos reservatórios de água na Bacia do Descoberto. O documento foi elaborado há 13 anos.
Agricultores e pecuaristas utilizavam áreas de preservação permanente o que, segundo o relatório, “compromete a qualidade e a vazão do reservatório”. Diz o texto: “Urge a necessidade de mudanças de alguns paradigmas do desenvolvimento, com a busca de racionalização e otimização do uso da água e dos recursos ambientais como forma de manutenção da qualidade e quantidade dos recursos hídricos”. A falta de práticas de manejo para conservação do solo também era preocupante por causar erosões e assoreamento.


One thought on “Irrigação ilegal na zona rural colaborou para a crise hídrica”
Quem chega de avião durante o dia e tem a curiosidade de olhar pela janela certamente não deixará passar sem notar a quantidade de barragens existentes no leito dos rios. E olha q vejo isso a pelo menos uns 10 anos. Fica a dica pros engravatados de salas climatizadas dessas ‘anas’ da vida… Tds inúteis q não valem 10% do super salário q ganham , pela incompetência.