Léo Cruz
Léo Cruz Credito: Andre Violatti/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF Léo Cruz

Investigado por fraude em bilhetagem no DFTrans, ex-diretor assume cargo no governo do PSB no Espírito Santo

Publicado em CB.Poder
CÉZAR FEITOZA

O ex-diretor do Departamento de Trânsito do DF (DFTrans) Léo Carlos Cruz foi nomeado para cargo comissionado no Governo do Espírito Santo, nesta terça-feira (8/1). Ele será gerente de Transporte de Passageiros da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). O chefe da pasta é Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade do DF durante a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB).

 

No DF, Léo foi exonerado do cargo no DFTrans após a Polícia Civil realizar busca e apreensão em sua casa, em 24 de março de 2018. Tratava-se da segunda fase da Operação Trickster, que investiga fraudes no Sistema de Bilhetagem Automática do departamento. A apuração é conduzida pela Coordenação de Combate a Fraudes (Corf) e pela Coordenação de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado, aos Crimes contra a Administração Pública e contra a Ordem Tributária (CECOR), além da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do DF.

 

Léo já havia ocupado cargo no governo capixaba durante a primeira gestão de Renato Casagrande (PSB). Entre 2011 e 2014, foi presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), enquanto Fábio Damasceno era secretário de Transportes no estado. Na nova função, Léo terá a atribuição de analisar as frotas e dimensionar as linhas de ônibus na capital.

 

Os dois gestores vieram à capital federal em 2015, após a eleição de Rollemberg no DF e a derrota de Casagrande no ES.

 

Léo Carlos Cruz é um técnico de transporte, com pós-graduação na Universidade Federal do Espírito Santo em Logística de Transporte.