fila_eixo Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Inquérito sobre fura-fila de vacina por oficiais da PM está na fase final

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A investigação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) envolvendo suposta fura-fila de vacinação contra covid-19 por parte de oficiais da Polícia Militar do DF chega, só agora, à reta final. A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) instaurou inquérito civil público na semana passada. A demora tem motivo burocrático. Houve um conflito de atribuições suscitado pelo promotor Flávio Milhomen, da 3ª Promotoria de Justiça Militar. A Câmara de Coordenação e Revisão do MPDFT confirmou a posição do promotor Clayton Germano, que iniciou a apuração, segundo a qual o caso é relacionado à saúde pública e não à atividade dos coronéis. O Ministério Público tomou conhecimento da vacinação antecipada dos oficiais e, desde abril, está reunindo informações e realizando a oitiva dos envolvidos. O caso ocorreu em março deste ano. São investigados o ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF e coronel da reserva Julian Rocha Pontes, que, hoje, está no Ministério da Justiça e Segurança Pública; o ex-subcomandante-geral e coronel da reserva Cláudio Fernando Condi; e o tenente-coronel da ativa Clóvis Eduardo Condi. Agora, Clayton Germano vai ouvir técnicos da área de saúde. Ele considera importante esclarecer se foram obedecidos os critérios para a vacinação, pois, em caso negativo, pode-se configurar crime ou prática de improbidade administrativa — quando um funcionário público usa o cargo para se beneficiar.

Leila cobra informações sobre Plano Nacional do Desporto

A senadora Leila Barros (Cidadania-DF) cobrou do ministro da Cidadania, João Roma, informações a respeito das ações que feitas para elaboração do Plano Nacional do Desporto (PND). Há 23 anos, a Lei Pelé determinou que o governo deve elaborar e encaminhar para apreciação do Congresso Nacional, a cada 10 anos, o PND. A lei nunca foi cumprida. Conferências nacionais do esporte realizadas em 2004, 2006 e 2010 reforçaram a importância da implantação do PND.

Substitutivo

O deputado Luís Miranda (DEM-DF) é um dos indecisos para a votação da PEC do Voto Impresso, que deve ocorrer nesta terça-feira (10/8). Ele diria não ao projeto original, mas acredita em um substitutivo a ser trabalhado para aprovação na Câmara.

A pergunta que não quer calar….

Se tentar um golpe, o presidente Jair Bolsonaro acabará preso, como afirma o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)?

Só papos

“A distribuição de alimentos na Cracolândia só ajuda o crime. O tema precisa ser debatido com honestidade”
Deputada estadual Janaína Paschoal (PSL)

“Alimentar aquelas pessoas na Cracolândia é uma questão humanitária. Não seria matá-los de fome que resolveria o problema”
Padre Júlio Lancellotti