100 dias de Ibaneis Rocha
Ibaneis Ed Alves/CB/D.A Press 100 dias de Ibaneis Rocha

Ibaneis volta a declarar situação de emergência na saúde pública

Publicado em CB.Poder, Notícias
AGATHA GONZAGA

O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai declarar novamente estado de emergência na saúde. O decreto já assinado, a que o Correio teve acesso, deve ser publicado nesta sexta-feira (24/1). No texto, o chefe do executivo prevê que a medida tenha duração de 180 dias em razão do risco de epidemia de dengue, de febre amarela e da possível introdução dos vírus Zika e Chikungunya no DF.

Com o decreto, o governador autorizou também a contratação de pessoal, além da compra de insumos e adoção de medidas para a contenção das doenças. Em uma parte do documento, o GDF passa à Secretaria de Saúde a responsabilidade para elaborar diretrizes para o período emergencial.

Decreto anterior

No ano passado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) também assinou decreto que declarava estado de emergência na saúde do DF. O ato ocorreu, em 7 de janeiro, no lançamento do programa SOS Saúde no Hospital de Base e foi uma das primeiras ações do emedebista no setor.

Com a medida, o governo ficou autorizado a adquirir medicamentos e insumos sem licitação, convocar concursados, contratar servidores e estender cargas horárias de trabalho. O decreto se justificava, segundo a equipe do governador, pela gravidade da situação, que poderia aumentar o número de mortes no DF.