O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou nesta terça-feira (15/01) a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). O chefe do Executivo vetou apenas quatro dispositivos do texto aprovado pela Câmara Legislativa no mês passado, entre eles detalhes técnicos, como a cobrança de outorgas. Ibaneis manteve na lei uma emenda parlamentar que autoriza o funcionamento de escritórios de advocacia em áreas residenciais de bairros como os lagos Sul e Norte e Park Way. Durante audiências públicas, a comunidade dessas regiões manifestou dura oposição à liberação de escritórios nas casas.
“A grande maioria das audiências, até onde acompanhei, não era deliberativa. A maior reclamação era em relação ao impacto que isso poderia causar, mas houve a aprovação de regras que garantem que essas atividades tenham o menor impacto possível para a comunidade, possibilitando a aplicação de multas àqueles que desrespeitarem esse regramento”, explicou o governador Ibaneis Rocha.
A cerimônia de sanção da Luos contou com a participação de representantes do setor produtivo, de deputados distritais e federais e de administradores regionais de várias cidades. O secretário de Gestão do Território e Habitação, Mateus de Oliveira, explicou que a sanção é importante para “destravar a aprovação de projetos e o licenciamento de atividades”. “Muitos processos enfrentavam dificuldades de licenciamento por conta da legislação obsoleta. As leis têm que acompanhar os anseios da sociedade e do setor produtivo”, argumentou Mateus.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…