Alexandre de Paula
ALEXANDRE DE PAULA
O candidato do MDB ao GDF, Ibaneis Rocha, dedicou o horário de almoço desta quinta-feira (30/8) para ouvir auditores fiscais do Distrito Federal. Ele se reuniu com a categoria na sede da Associação dos Auditores Tributários do DF (Aafit), no Lago Norte, e prometeu contratar mais servidores. Os distritais Celina Leão (PP), que disputa um lugar na Câmara dos Deputados, e Wellington Luiz (MDB), que tenta a reeleição, também participaram do evento.
Os servidores reivindicam questões como a contratação de 120 novos auditores, reestruturação da carreira e reajuste dos salários de acordo com as perdas inflacionárias. Eles pedem também apoio para evitar a aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 77/2017 (PELO 77), que inclui atividades na carreira de gestão fazendária antes restritas aos auditores. O projeto é de autoria do distrital Chico Vigilante (PT) e tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
“O que temos feito é dizer para os governos que fortalecer o fisco é contribuir para o desenvolvimento econômico e social do DF. Porque o fisco é responsável por grande parte da arrecadação”, disse o presidente do Sindicato dos Auditores da Receita do DF (Sindifisco-DF), Rubens Roriz.
Ibaneis destacou a importância da categoria para o DF e afirmou que as reivindicações são justas. Ele se comprometeu a cumpri-las, com exceção do reajuste. O aumento, segundo ele, terá de ser negociado depois. “Terei de pagar já o que ficou para trás. O aumento é necessário, a defasagem é grande pelo custo de vida e a ausência de serviços públicos de qualidade em Brasília, mas, antes de conceder novos reajustes, vamos sentar para conversar e negociar”, disse.
Ele garantiu que o pedido de contratação de mais 120 auditores será cumprido. “Eu conheço e acompanho a pauta há muitos anos. A auditoria foi jogada no lixo no DF. Não se tem políticas públicas para esse setor no DF. Aí fica esse orçamento reduzido. Fruto de um planejamento equivocado”, declarou.
Ibaneis criticou o tratamento dado pelo atual governo aos servidores. “Temos vivido um desrespeito com os servidores públicos para justificar a incompetência dos nossos governantes. É a incompetência jogada nos ombros de quem trabalha. Isso tem provocado esse caos e desvalorizado as nossas categorias”, criticou.
O candidato também prometeu criar novas políticas para arrecadação. “Vamos melhorar instrumentos de arrecadação para tapar o grande rombo que está sendo feito nas finanças do DF.”
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Diante do debate sobre a conduta de magistrados, a coluna Eixo…
Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Três dias após a morte de Odette…
Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Os casos recentes de feminicídio e…
Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A Caixa…
Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Em meio…
ANA MARIA CAMPOS O engenheiro civil Antônio Lourival Ramos Dias, 93 anos, morreu na noite…