ALEXANDRE DE PAULA
O candidato do MDB ao GDF, Ibaneis Rocha, dedicou o horário de almoço desta quinta-feira (30/8) para ouvir auditores fiscais do Distrito Federal. Ele se reuniu com a categoria na sede da Associação dos Auditores Tributários do DF (Aafit), no Lago Norte, e prometeu contratar mais servidores. Os distritais Celina Leão (PP), que disputa um lugar na Câmara dos Deputados, e Wellington Luiz (MDB), que tenta a reeleição, também participaram do evento.
Os servidores reivindicam questões como a contratação de 120 novos auditores, reestruturação da carreira e reajuste dos salários de acordo com as perdas inflacionárias. Eles pedem também apoio para evitar a aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 77/2017 (PELO 77), que inclui atividades na carreira de gestão fazendária antes restritas aos auditores. O projeto é de autoria do distrital Chico Vigilante (PT) e tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
“O que temos feito é dizer para os governos que fortalecer o fisco é contribuir para o desenvolvimento econômico e social do DF. Porque o fisco é responsável por grande parte da arrecadação”, disse o presidente do Sindicato dos Auditores da Receita do DF (Sindifisco-DF), Rubens Roriz.
Ibaneis destacou a importância da categoria para o DF e afirmou que as reivindicações são justas. Ele se comprometeu a cumpri-las, com exceção do reajuste. O aumento, segundo ele, terá de ser negociado depois. “Terei de pagar já o que ficou para trás. O aumento é necessário, a defasagem é grande pelo custo de vida e a ausência de serviços públicos de qualidade em Brasília, mas, antes de conceder novos reajustes, vamos sentar para conversar e negociar”, disse.
Ele garantiu que o pedido de contratação de mais 120 auditores será cumprido. “Eu conheço e acompanho a pauta há muitos anos. A auditoria foi jogada no lixo no DF. Não se tem políticas públicas para esse setor no DF. Aí fica esse orçamento reduzido. Fruto de um planejamento equivocado”, declarou.
Ibaneis criticou o tratamento dado pelo atual governo aos servidores. “Temos vivido um desrespeito com os servidores públicos para justificar a incompetência dos nossos governantes. É a incompetência jogada nos ombros de quem trabalha. Isso tem provocado esse caos e desvalorizado as nossas categorias”, criticou.
O candidato também prometeu criar novas políticas para arrecadação. “Vamos melhorar instrumentos de arrecadação para tapar o grande rombo que está sendo feito nas finanças do DF.”
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…