ibaneis rocha
ibaneis rocha Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. ibaneis rocha

Ibaneis planeja reabrir comércio em 3 de maio

Publicado em Notícias
ANA MARIA CAMPOS
ALEXANDRE DE PAULA

Depois de começar a flexibilizar as medidas de contenção contra o coronavírus na capital federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) estuda liberar o comércio em 3 de maio, prazo estipulado no decreto que definiu o fechamento das atividades.

“As condições apontam para o cumprimento do decreto”, afirmou Ibaneis. “Vamos atingir o pico em poucos dias. Devemos a chegar a 1 mil casos até 30 de abril”, acrescentou.

A possível reabertura, porém, será discutida com federações e entidades do comércio, para definir regras que garantam segurança para trabalhadores e clientes.

Escolas e outras atividades que possam gerar aglomeração, no entanto, devem continuar fechadas ao menos até junho, de acordo com a análise oficial.

O entendimento do GDF é que as medidas tomadas com agilidade — o DF foi uma das primeiras unidades da federação a restringir atividades — foram eficazes e barraram um crescimento descontrolado da Covid-19.

Durante o período de maior distanciamento, o GDF investiu na compra de testes e na preparação de mais leitos que possam atender infectados.

Recentemente, o governador liberou o funcionamento de óticas e, na semana passada, autorizou que lojas de móveis e eletrodomésticos abrissem as portas para clientes.

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, o DF tem 716 casos confirmados e 20 mortos por coronavírus. Foram realizados até agora 9.774 exames para diagnosticar a doença.