Paulo Octávio PP
Paulo Octávio PP Crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press. Paulo Octávio PP

Ibaneis lidera pesquisa, mas Paulo Octávio pode levar eleição para segundo turno

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A pesquisa do instituto Ipec divulgada hoje (15) mostra que o empresário Paulo Octávio (PSD) pode incomodar os estrategistas do projeto de reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB).

 

Ibaneis lidera com 38% das intenções de votos. Está bem à frente dos demais adversários. Mas o resultado da sondagem agradou à cúpula da campanha de Paulo Octávio.

 

Com duas semanas de campanha, o candidato do PSD aparece em segundo lugar com 9% dos votos, à frente dos concorrentes que estão há meses no aquecimento para a corrida eleitoral que começa oficialmente nesta terça-feira (16).

 

Paulo Octávio montou uma coligação com o PSD, PSC, Podemos e Patriota, partido ligado ao grupo político do ex-governador José Roberto Arruda (PL), de quem foi vice.

 

Ele ainda terá apoio informal do Cidadania, presidido no DF pela deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), mulher do vice na chapa, o advogado Luiz Felipe Belmonte (PSC).

 

Nos últimos dias, houve muitos rumores de que Paulo Octávio não seria candidato. Muitos alimentados por adversários. Mas o empresário registrou hoje (15) a sua candidatura e confirmou o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Carlos Divino (PSD) como o nome para o Senado.

 

A senadora Leila Barros (PDT) que aparece com 8% mudou a estratégia e substituiu o vice. O ex-presidente da Câmara Legislativa Joe Valle (PDT) trocou a candidatura de vice pela de senador. E o advogado Guilherme Campelo vai integrar a chapa de Leila como vice.

 

Em seguida aparecem na pesquisa o senador Izalci Lucas (PSDB), com 5%; Leandro Grass, da federação PT-PV-PCdoB, com 4%; Rafael Parente (PSB), com 3%; Keka Bagno, da federação PSol-Rede, com 2%; e Lucas Salles (DC), com 1%. Os demais não pontuaram.

 

A pesquisa ouviu 1200 eleitores no DF entre sexta-feira (12) e domingo (14). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.