WhatsApp Image 2019-08-22 at 17.34.32 Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press

Ibaneis e Caiado discutem consórcio para integrar ônibus do Entorno e do DF

Publicado em CB.Poder

ALEXANDRE DE PAULA

 

Os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), receberam, nesta quinta-feira (22/8), uma proposta de consórcio para interligar o transporte público do Entorno com a capital federal.  O projeto é de autoria da Associação dos Municípios Adjacentes de Brasília (Amab). Segundo Ibaneis e Caiado, a ideia já estava em análise pelas equipes das duas unidades da federação. O chefe do Palácio do Buriti articula a busca de recursos no Governo Federal. Atualmente, estima-se que o Entorno do DF tenha 1,4 milhão de moradores. 

 

“Temos interesse de fazer com que o cidadão chegue ao seu local de trabalho. Essa parceria foi enaltecida hoje e temos todo interesse de viabilizar”, disse Caiado. 

 

Os governadores participaram de reunião com prefeitos de municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distritos Federal e Entorno (RIDE). Dezoito prefeitos e dois vices participaram do encontro para reivindicar melhorias para as localidades e apresentar o projeto.

 

Ibaneis destacou que o os governos de Goiás e do DF trabalharão juntos em busca de melhorias para diversas áreas do Entorno, como Saúde e Segurança, além de Transporte. “Tudo vai ser feito de forma integrada. Nossos secretários de segurança estão em contato e se encontrarão hoje em busca de soluções”, disse. “É um trabalho em várias áreas. Também vamos assinar convênios para melhorar a Saúde.”

 

A intenção dos municípios é que a gestão fique a cargo das duas sedes do Executivo. Com a integração do sistema, os passageiros poderiam usar um único bilhete para transitar com os ônibus do DF e do Entorno.

 

A falta de integração, segundo a Amab, aumenta o fluxo de veículos nas pistas que ligam o DF ao Entorno e prejudica a vida dos habitantes da região.  O consórcio seria financiado também, de acordo com a entidade, com o próprio valor arrecadado pelo sistema, que reservará uma tarifa para manutenção.