ibaneis e michelle Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - ZACK STENCIL / PL

Ibaneis diz que pode ter dobradinha com Michelle nas eleições de 2026

Publicado em Eixo Capital, GDF, Notícias

Por Pablo Giovanni — O governador Ibaneis Rocha (MDB) sinalizou que pode formar uma dobradinha com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Interlocutores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sugerem que Michelle poderá concorrer a um cargo majoritário, sendo o Distrito Federal uma opção prioritária.

Ibaneis afirmou que ele e a ex-primeira-dama têm uma aliança. “Nada mais natural do que caminharmos juntos por Brasília e pelo Brasil. Em 2026, haverá duas vagas abertas para o Senado. Mas, devemos lembrar, que não é o momento de antecipar as eleições de 2026. Temos eleições municipais este ano, que ditarão o futuro e o projeto político que a população espera. O Distrito Federal, nas últimas duas eleições, mostrou uma preferência pela direita”, destacou o governador, à coluna.

Sem pressa para o Buriti 

Ibaneis pretende deixar o Palácio do Buriti no início de 2026. O nome já alinhado com as lideranças da direita no Distrito Federal para a sua sucessão é Celina Leão. Por ora, não há discussão sobre que pessoas comporão a chapa com a progressista. O objetivo é aguardar as eleições municipais. O nome de Bia Kicis chegou a ser sondado, mas a intenção da parlamentar é prosseguir no Congresso Nacional.

——-

Torres pode ter trunfo para evitar demissão

O delegado da Polícia Federal Clyton Eustáquio Xavier faz parte de duas comissões que analisam o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres. Xavier foi exonerado durante a transição de André Mendonça para Torres no Ministério da Justiça.

A participação chegou ao conhecimento dos advogados de Torres na última semana, por intermédio de delegados aliados ao ex-ministro. Xavier, antes de deixar o cargo de diretor de Operações da Secretaria de Operações Integradas, tentou manter-se no posto. Para isso, criou alianças no ministério e na PF. Torres, também delegado, ignorou o pedido e nomeou outra pessoa.

Juristas ligados à PF indicam que a defesa deve entrar com uma exceção de suspeição, inclusive na esfera judicial, argumentando que um servidor exonerado não possui a imparcialidade necessária para conduzir um processo administrativo contra a autoridade que o exonerou. “Com tantos delegados para assumir essa incumbência, a escolha da corregedoria foi no mínimo equivocada e pode levar à anulação de todos os atos praticados”, afirmam as fontes.

——-

Novo hospital em São Sebastião

Ibaneis  quer lançar, na próxima semana, o edital de licitação para a construção do Hospital de São Sebastião. O espaço contará com 60 leitos na clínica médica, 30 na pediatria e dez na UTI. O Executivo visa, ainda este ano, avançar na reforma do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e na ampliação do pronto-socorro dos hospitais regionais de Ceilândia (HRC) e Brazlândia (HRBz)

——-

Gonet pede que processo fique no STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu que recurso apresentado pela defesa do blogueiro Wellington Macedo seja recusado pelo ministro Alexandre de Moraes. A solicitação pretende, que parte do inquérito que envolve a tentativa de explosão do Aeroporto de Brasília, às vésperas do Natal de 2022, seja enviada à Justiça Federal.

No documento, ao qual a coluna teve acesso, Gonet manifestou que os crimes possuem ligações com a Operação Nero, e só não passariam a ser investigados pelo STF em caso de processos que tramitam em julgado (quando não há mais possibilidade de recurso).

——-

PPCUB

A oposição ao governo está analisando um documento para destacar preocupações com a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). O projeto final, aceito pelos distritais, inclui preocupações como a criação e a desconstituição de lotes no Setor de Administração Federal Norte, próximos ao Palácio do Planalto.

O texto não foi publicado no Diário da Câmara Legislativa (DCL), mas integrantes do Palácio do Buriti e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) já alinharam que algumas emendas não irão prosperar e serão vetadas. O PPCUB deve ser sancionado na segunda quinzena de julho.

——-

Piscina com ondas

O governo do Distrito Federal decidiu descontinuar a licitação para a contratação de uma empresa especializada na execução de obras de reforma e restauração do Complexo Aquático da Piscina com Ondas. Ele fica no Estacionamento 7 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek.

O edital, encaminhado pela Secretaria de Esportes, enfrentou resistência do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O corpo técnico da Corte encontrou irregularidades que comprometiam a validade do processo. Os conselheiros suspenderam o projeto, que acabou arquivado.

Um novo edital foi elaborado e lançado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). No entanto, não há previsão para que o espaço, desativado em 1997, volte a funcionar.

——-

Técnicos e auxiliares aceitam contraproposta do Buriti

Os auxiliares e técnicos de enfermagem aceitaram, ontem, a contraproposta da Secretaria de Economia que reduz a idade para progressão funcional de 25 para 18 anos. A oferta também prevê um reajuste salarial de 15% dividido em três parcelas: a primeira em novembro deste ano, a segunda em outubro de 2025 e a terceira em abril de 2026.

A categoria iniciou uma greve há duas semanas, mas recuou após decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que aplicou uma multa de R$ 50 mil por dia de paralisação.