O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ao Correio, na tarde desta quarta-feira (6/5), que, na decisão em que suspendeu por ora a reabertura de novas atividades no DF, a juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira ratificou as medidas tomadas pelo GDF durante a pandemia do novo coronavírus.
Na decisão, a magistrada, da 3ª Vara Federal Cível, definiu que seja feita, na manhã desta quinta (7/5), visita de uma comissão ao Palácio do Buriti para acesso aos planejamentos do Executivo local. A partir da análise dos dados, ela poderá rever a suspensão.
“Eu recebi essa decisão com muita serenidade e tranquilidade e, inclusive, com muita felicidade porque ratificou todas as medidas que eu adotei ao longo desses dois meses, tanto as de fechamento quanto as de abertura”, declarou o governador.
Segundo Ibaneis, o governo está preparado para apresentar os dados. “Estamos com todo o material técnico para apresentar, com todos os quadros. Tudo isso já está elaborado e agora só em fase de confecção final por causa de alguns indicativos que a magistrada colocou na decisão”, explicou.
Responsabilidade
“Sempre tenho afirmado que nessas questões de independência de poderes um dos principais requisitos é você respeitar quem foi eleito, mas acredito que temos todo o dever de prestar informações ao Poder Judiciário ao Poder Legislativo e ao próprio Ministério Público e nunca me furtei a fazer isso”, assegurou.
O emedebista convidou o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), para participar da reunião e destacou a importância da participação do poder legislativo nesse processo.
“É um momento de compartilhar responsabilidades. Fechar é fácil, basta uma caneta, abrir depende de muita responsabilidade dos poderes e da sociedade.”
O DF, na visão do governador, está preparado para a reabertura do comércio a partir de segunda-feira (11/5) desde que de forma gradativa.
“É importante para a cidade. Nós não temos de viver a pandemia nacional. Brasília tomou todas as suas atitudes e a população também. Nós temos uma correspondência muito grande com a sociedade e isso nos deixa felizes.”