ibaneis_cb_poder

Ibaneis ameaçou impedir pacientes do Entorno para abrir diálogo com governo de Goiás

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha resolveu adotar medida radical caso não consiga apoio do governo de Goiás para o atendimento da demanda crescente de pacientes com covid. Chegou a ameaçar impedir, por decreto, a entrada de pacientes dos municípios do Entorno contaminados pelo novo coronavírus nos hospitais do DF.

O gesto surtiu efeito desejado por Ibaneis: o diálogo foi aberto e técnicos das duas unidades da federação começaram a conversar. Em tempos de pandemia, o Sistema Único de Saúde pode onerar estados que fizeram o dever de casa para atender os que não se organizaram para evitar o colapso.

Mensalidades de clubes podem ser reduzidas

A Câmara Legislativa vai apreciar projeto que estabelece redução das contribuições de sócios e seus dependentes de clubes e associações recreativas. A proposta, de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD), estabelece redução de no mínimo 30% dessas taxas enquanto durarem as restrições impostas como controle de propagação do novo coronavírus.

Advocacia na era digital

O escritório de advocacia criminal Lopes & Versiani, um dos mais requisitados de Brasília, é um dos que se adequou bem ao modelo digital que deve prevalecer agora e mesmo depois do fim da pandemia do novo coronavírus. Além de estarem entusiasmados com os julgamentos e audiências por videoconferência, os advogados Cleber Lopes e Marcel Versiani vem adotando em suas petições pitadas de legal design e vídeos explicativos em QR Code. “A inovação teve grande receptividade por parte dos julgadores”, afirmam os sócios.

Ação popular pede suspensão do Enem

Secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça no governo de Dilma Rousseff, Marivaldo Pereira protocolou ação popular na Justiça com pedido de suspensão do Enem, previsto para ocorrer neste ano online em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Candidato ao Senado pelo PSol em 2018, ele aponta na petição que, segundo dados do TIC Educação 2018 e do TIC domicílios 2018, colhidos pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 30% da população não têm acesso à internet.

Além disso, 43% das escolas rurais sofrem com falta de infraestrutura e altos custos de conexão. Cerca de um terço dos domicílios brasileiros não possuem nem computador nem internet, sendo que outros 28% contam apenas com acesso à internet, sem computadores. “Importante citar que a desigualdade de acesso tecnológico está intimamente relacionada com a desigualdade social. Mais de 90% das pessoas pertencentes à classe A e B possuem acesso à internet, mas o percentual cai para 40% nas classes D e E”, ressaltou. Foi uma reação à declaração do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de que o Enem não é “instrumento para resolver desigualdade social”. A ação tramita na 20ª Vara Federal Cível do DF. A AGU deu parecer contrário à suspensão por medida cautelar.

A pergunta que não quer calar….

Por que o presidente Jair Bolsonaro usou pseudônimo nos exames para testar contaminação para o novo coronavírus.

Aprovado!

Repercutiu muito bem a ideia de realizar neste ano, por causa da pandemia, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro no Cine Drive-In. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, o Bartô, recebeu várias manifestações de aprovação da ideia, ainda em fase de discussão.

Nova unidade em Ceilândia

A Secretaria de Saúde vai contratar empresa para construção de unidade de atendimento hospitalar em Ceilândia com capacidade para 60 leitos, sendo 20 de UTIs. Será contrato emergencial com dispensa de licitação, baseada na necessidade para atendimento na pandemia.

Pintura antipichação

A pintura do Museu da República foi toda renovada. A ideia do governador Ibaneis Rocha é recuperar o que precisa e revitalizar a cidade e não apenas começar obra nova. A tinta que está sendo usada é antipichação e lavável; a mesma que é usada na reforma das tesourinhas.

Só papos

“Vamos ser fadados a viver um país de miseráveis. Como tem algum país da África subsaariana. Nós temos que ter coragem de enfrentar o vírus. Está morrendo gente, está. Lamento, mas vai morrer muito, mais muito mais se a economia continuar sendo destroçada por essas medidas”

Presidente Jair Bolsonaro

“Mais uma vez, o presidente Bolsonaro deixa de defender a saúde dos brasileiros para atacar quem está trabalhando para proteger vidas. Prefere comícios, andar de jet ski, treinar tiros e fazer churrasco. Enquanto milhares de brasileiros morrem por coronavírus”.

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB)