Grupos ligados à cultura rejeitam eventual fusão

Publicado em Sem categoria

Com a reforma administrativa, o governo Rollemberg chegou a cogitar fundir as secretarias de Cultura, de Esporte e de Turismo. A proposta, que visa enxugar gastos com pessoal e estrutura, tem desagradado aos grupos culturais do Distrito Federal.

Tanto que o Comitê do Colegiado de Cultura prepara petição pública para entregar, nesta segunda-feira (14), ao governador Rollemberg e secretários.

O receio é de que uma fusão resulte em perda de autonomia, gestão e recursos federais para a área. Isso porque os editais de programas federais de fomento prevêem o repasse de verbas somente quando a secretaria de cultura é única, ou seja, não abarca outras áreas, como educação ou esportes.

Uma das integrantes do Comitê Gestor, Cleide Soares considera que a proposta enfraquece o setor. “Ter um sistema de cultura é um avanço, porque a área tem uma dinâmica própria, que não pode ser unificada com outras”, diz. A petição pública está disponível na internet até as 18h. Depois desse horário, ela deve ser entregue ao Palácio do Buriti.