100 dias
100 dias Renato Alves/Transição - 10/12/18 100 dias

Governo Ibaneis Rocha em preparação para os 100 dias

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Helena Mader

A pressão para apresentar resultados é grande entre os secretários do GDF. Na contagem regressiva para a comemoração dos 100 dias de governo, o chefe do Executivo, Ibaneis Rocha, quer resultados para apresentar à população. Ele fará uma nova reunião com todos os integrantes do primeiro escalão na semana que vem, provavelmente na quinta-feira. O emedebista pretende explorar o programa SOS DF, lançado nos primeiros dias de gestão, mas também vai exigir novidades em políticas públicas de cada área. Quem não mostrar resultados satisfatórios nos 100 primeiros dias ficará na corda bamba.

Juntos novamente

O ex-secretário de Comunicação do GDF Paulo Fona foi nomeado ontem assessor parlamentar da Liderança do PSB no Senado. Continuará trabalhando ao lado do ex-governador Rodrigo Rollemberg, que é servidor da Casa e também foi lotado na liderança socialista, depois de deixar o Palácio do Buriti.

Celebração à memória de Marielle Franco

Para homenagear Marielle Franco no primeiro aniversário de sua morte, o deputado Fábio Félix, do PSol, vai participar de uma série de atos em memória da vereadora assassinada no Rio de Janeiro. Os eventos serão na próxima quinta-feira. Às 12h, haverá distribuição de placas Rua Marielle Franco no Conic. Às 17h, haverá o lançamento de um livro sobre as UPPs, no Rio, tema da dissertação de mestrado de Marielle. E, às 19h, a Câmara Legislativa vai realizar uma sessão solene em memória da vereadora assassinada. A investigação do crime segue sem desfecho.

Siga o dinheiro

R$ 11.399.181,50.

Valor de licitação do GDF para a compra de materiais de proteção e segurança, como jalecos, capas de chuva, luvas, protetores auriculares e balaclavas.

Programa do DF como vitrine nacional

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, recebeu ontem o secretário de Juventude do DF, Leo Bijos, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB) e o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Bittar. Durante o encontro, o grupo apresentou à ministra o programa Vira Vida, de atendimento a crianças e adolescentes do DF vítimas de violência sexual. A diretora do projeto, Cida Lima, também participou da reunião. Depois do encontro, Damares disse que quer “levar os bons exemplos para âmbito nacional”. Criado há mais de uma década, o Vira Vida atende cerca de 100 pessoas com cursos de qualificação oferecidos pelo Sesi e atendimento
médico e psicológico.

Laboratório de inovação

Leo Bijos conversou com a secretária Nacional de Juventude, Jayana Nicaretta, sobre projetos que podem ser desenvolvidos no DF com recursos do governo federal. Uma das ideias é trazer para o Sol Nascente, em Ceilândia, um laboratório de inovação, com projetos de qualificação e centro de convivência. “Podemos ter ideologias diferentes, mas temos que nos unir para interromper a tragédia social, moral e ética que atinge a juventude”, explicou Leo à coluna.

Inquérito eleitoral contra Robério remetido à primeira instância

Um inquérito instaurado em 2014 contra o distrital Robério Negreiros (PSD), a pedido do Ministério Público Federal, foi distribuído para a 17ª Zona Eleitoral, no Gama. A decisão é do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Waldir Leôncio Júnior. Houve declinação de competência e, com isso, o caso segue para a primeira instância. O inquérito apura a possível prática de corrupção eleitoral ativa, a partir de denúncias de que cabos eleitorais ligados a Robério teriam prometido a eleitores vagas de emprego na empresa de segurança do então candidato. A tentativa de compra de votos, segundo o MPF, teria ocorrido na Agrovila Engenho das Lajes.