Ibaneis na CLDF
Ibaneis na CLDF Arthur Menescal Ibaneis na CLDF

Governador eleito quer alteração do Orçamento de 2019 para viabilizar criação da Universidade Distrital

Publicado em CB.Poder

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) visitou a Câmara Legislativa, nesta terça-feira (30/10), para tratar de projetos em trâmite que impactarão a futura gestão, como a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019. Entre as investidas, o governador pediu a realocação de recursos para a criação da Universidade Pública Distrital — a princípio, há previsão de somente R$ 29 mil para o projeto, segundo o emedebista.

 

O centro de educação seria viável a partir da ampliação da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), conforme consta no plano de governo do advogado. “O montante apontado pelo atual governador é muito pequeno. Pedi que os distritais destinem emendas para esse projeto”, declarou. Ele articulou também a aprovação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) na primeira semana de dezembro. O projeto de lei encontra-se na Comissão de Assuntos Fundiários (CAF).

 

O governador eleito acrescentou que, por meio de articulação com o Ministério dos Direitos Humanos, ontem, viabilizou a captação de R$ 91 milhões. Reforçou, ainda, que recebeu sinalização positiva do presidente Michel Temer (MDB) para a criação da Junta Comercial do DF.

 

Em discurso no plenário da Casa, Ibaneis adiantou que pretende deter uma interlocução “maravilhosa” com os distritais, “sabendo respeitar a independência, ouvindo todos os deputados”. “Vamos governar valorizando o trabalho da Câmara Legislativa e dignificando todos aqueles que foram eleitos, independente de orientação partidária. Trago a mensagem das urnas de que acabou a política da divisão. Temos de nos unir para recuperarmos o DF dos graves problemas”, pontuou. O desgaste na relação com o Legislativo local esteve entre os principais problemas do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

 

Nesta terça-feira, Ibaneis conversará com representantes da área de Saúde, ao lado de Jofran Frejat (PR), para cravar os nomes dos titulares da pasta, que será dividida em dois núcleos. O emedebista também vai dialogar com o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy; como os governadores eleitos do Goiás, Ronaldo Caiado, e do Piauí, Wellington Dias. Na quarta-feira, ele embarca para São Paulo para realizar um check up e retorna na segunda-feira.