pri_0908_golpesvirtuais-28867778 Caio Gomez

Golpe e condenação

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF, Notícias

Coluna Eixo Capital publicada em 4 de julho de 2024, por Ana Maria Campos 

O golpe era sempre o mesmo: um anúncio de veículos em plataformas de compra e venda de produtos na internet e redes sociais, com preços reduzidos e financiamento bancário facilitado. No entanto, a entrega do automóvel nunca se concretizava. Com essa manobra, muita gente foi lesada. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) conseguiu a condenação do sócio-proprietário da assessoria financeira Consult Score. Ele terá de cumprir três anos e quatro meses de detenção, em regime inicial aberto, pela prática de crime contra as relações de consumo. O réu induzia as vítimas ao erro por meio de publicidade enganosa.

Viagem negada

O ministro Alexandre de Moraes indeferiu um pedido de viagem a Alto Paraíso (GO) protocolado pelo coronel Jorge Naime Barreto, denunciado como colaborador da ocupação e depredação dos prédios na Praça dos Três Poderes em 8 de Janeiro de 2023. O ex-comandante de Operações da Polícia Militar do DF pediu autorização para acompanhar um casamento na região, em festa programada para os dias 26, 27 e 28 de julho. Naime passou uma longa temporada preso e foi liberado pelo ministro do STF com a restrição de permanecer em Brasília.

Sancionada lei que determina a criação de protocolo para doenças sazonais

A governadora em exercício Celina Leão sancionou a Lei 7.518/2024, que estabelece o protocolo de gestão de crise no enfrentamento de doenças sazonais no DF. De autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), o projeto determina que a rede pública de saúde aplique medidas preventivas e preparatórias em casos como a dengue e demais doenças respiratórias. Para o distrital, o cronograma auxiliará na redução da superlotação em unidades de pronto-atendimento (UPAs) e emergências de hospitais públicos do Distrito Federal, além de auxiliar no controle dos gastos públicos. “A falta de planejamento ainda gera um segundo problema, que são os elevados custos com contratações emergenciais. Com o cronograma, vamos evitar o desperdício de dinheiro”, explica.

Solenidade no Senado para defensores públicos

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) celebrou, nesta semana, o aniversário de 40 anos da instituição. A entidade representa cerca de sete mil defensoras e defensores públicos ativos e inativos das 27 unidades da Federação. Como parte das celebrações, o Senado realizará, em 11 de julho, às 14h, sessão solene para prestigiar a Anadep. O requerimento da sessão foi proposto pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O evento será aberto ao público e terá transmissão ao vivo no canal do YouTube da Casa.

Solidariedade e festa

O Clube da Advocacia do Distrito Federal será palco de um evento inédito e solidário: 12 Horas de Beach Tennis — Campanha em prol do Rio Grande do Sul. Organizado com o objetivo de arrecadar agasalhos para os desabrigados, que enfrentam as consequências das enchentes e da baixa temperatura, o evento está aberto a todos que quiserem ajudar. Para participar é simples: basta comparecer e doar uma roupa de frio. Os participantes poderão desfrutar de um ambiente animado, com direito a café da manhã e música a cargo do DJ Cottonete, além de churrasco, que será servido das 12h às 16h. O pagamento para saborear a carne deverá ser feito diretamente ao Clube da Advocacia.

Todos convidados

Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF, convidou toda a advocacia e comunidade para participarem da ação. “Esse evento será destinado a arrecadar agasalhos para os nossos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul que estão precisando tanto diante das tragédias recentes. Os convites estão sendo vendidos a preço promocional até amanhã (hoje), dia 4 de julho, então participem conosco.”

Bolsonaro dá lucro na Praça dos Três Poderes

Na Praça dos Três Poderes, o ambulante Antônio Monteiro da Conceição (foto) vende chaveiros, pins, broches e bustos. Todos do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Não para, vendo tudo (do Bolsonaro) todos os dias!”, diz o vendedor, que garante: “não tenho partido. Desejo tudo de bom para quem sentar aí, no gabinete presidencial do Planalto.”