Por Arthur de Souza (interino)
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) reuniu, nesta semana, representantes das principais forças de segurança em uma reunião para debater a implementação do decreto que estabelece os protocolos de operações integradas, além de regulamentar a atuação conjunta e coordenada dos órgãos de segurança em situações de crise de nível estratégico e operacional. Os protocolos visam consolidar um plano de atuação unificado em ocorrências como rebeliões, motins, tomadas de reféns, fugas em massa e outras situações que representem ameaça à ordem e à segurança das unidades prisionais e socioeducativas.
Durante o encontro, foram apresentados o cronograma de simulações operacionais conjuntas e os planos de ação para gerenciamento de crises. Os centros de comando integrados funcionarão como núcleos de decisão com acesso a informações em tempo real, imagens de monitoramento e suporte tático. “A reunião marca um novo patamar na política de enfrentamento a crises no sistema prisional, com atuação rápida, técnica e integrada. Segurança pública se faz com planejamento, cooperação e agilidade, e o decreto fortalece essa visão de Estado”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Participaram da reunião representantes das polícias Civil, Federal, Militar e Penal, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Administração Penitenciária, Departamento de Trânsito, Secretaria de Justiça e Secretaria de Transporte e Mobilidade. A PF atuará com apoio de inteligência e articulação nacional, especialmente em casos envolvendo organizações criminosas com atuação interestadual ou transnacional.
Depois que a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no processo que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), postou uma mensagem de apoio ao aliado político. Em uma foto em que aparece sorrindo ao lado de Bolsonaro, a progressista utilizou a seguinte frase: “Nas horas difíceis, o sorriso sempre renova o nosso dia!”.
Estava marcada para hoje, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, uma audiência pública para debater as denúncias de assédio sexual envolvendo o deputado distrital Daniel Donizet (MDB). No entanto, o evento proposto pela deputada federal Érika Kokay (PT-DF) foi adiado após decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que cancelou as reuniões das comissões permanentes para priorizar as votações no plenário da Casa. Entre os temas agendados, estão o projeto sobre licenciamento ambiental e o uso do Fundo Social para quitar dívidas rurais.
O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Waldir Leôncio Júnior, foi agraciado com a Medalha do Mérito Santos Dumont. A honraria foi entregue, ontem, durante a cerimônia cívico-militar alusiva ao vitorioso regresso dos heróis da Segunda Guerra Mundial, na Base Aérea de Brasília. A solenidade também celebrou o aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica Brasileira e considerado o pai da aviação, e o Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira (FAB).
A exposição Ilustradamente concreto: ressignificando as casas do MPDFT estreou, ontem, na Promotoria de Justiça de Planaltina e ficará exposta até 16 de setembro. Os visitantes podem conferir 12 obras produzidas pelo servidor e design gráfico Nilton Silva, em homenagem às unidades da instituição. A mostra, que é itinerante e conta com audiodescrição das imagens por meio de QR code, retrata um pouco da história do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nas cidades. A entrada é gratuita.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Coordenadoria de Doutrina e Jurisprudência (CODJU), lançou o Direito da Criança e do Adolescente na visão do TJDFT, novo produto da área de jurisprudência do tribunal. A publicação apresenta uma seleção de institutos e teses jurídicas relacionados ao direito da criança e do adolescente sob a ótica do TJDFT. O produto é voltado para quem lida com direito, como juízes(as), promotores(as), advogados(as), servidores(as) da Justiça, estudantes, além de interessados(as) e estudiosos do tema. Ele nasce com o intuito de facilitar a pesquisa temática sobre assuntos que envolvem direitos da infância e juventude.
Em uma ação voltada ao aprimoramento da persecução penal, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu um evento de instrução para policiais do 14º Batalhão da Polícia Militar (PMDF), em Planaltina. O encontro teve como foco a capacitação do efetivo em temas cruciais da atividade probatória com o objetivo de alinhar procedimentos e fortalecer a atuação conjunta entre as duas instituições. Durante o evento, foram discutidos temas essenciais para garantir a qualidade e a legalidade das provas colhidas em ocorrências. Os promotores abordaram a necessidade de uma instrução robusta, com a coleta de provas como vídeos, áudios e depoimentos detalhados.
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O Orçamento da União para 2026 prevê…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Dos 24 deputados distritais da atual legislatura,…
A 5ª Vara Criminal de Brasília condenou uma professora da UnB pela prática de crime…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Ex-governador e ex-deputado federal, Rogério Rosso, hoje diretor da Agência Reguladora…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Apontado como técnico e com bom trânsito institucional, o novo superintendente…