Da Coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux e Carlos Alexandre de Souza
Discretamente e sem qualquer aparato ostensivo de segurança, Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, é o político de projeção nacional que mais circula no comércio de Brasília. Ele não deixa de tomar um cafezinho nas padarias da Asa Sul e da Asa Norte, nos fins de semana. Sua mais nova meta é explorar as padarias e feirinhas das cidades do Distrito Federal.
Os passeios de Alckmin são conhecidos, ainda dos tempos de governador de São Paulo. Na campanha eleitoral de 2022, o então companheiro de chapa de Lula fez diversas reuniões de articulação política enquanto tomava um café. Quando ocupava o Palácio dos Bandeirantes, aproveitava agendas externas para tomar café e bater papo com assessores e populares no balcão de alguma lanchonete ou padaria.
Em Brasília, Alckmin também adotou o hábito de comprar jornais. A banca favorita fica na 106 Norte. Eis um hábito salutar para saber, no contato direto com o eleitor, a avaliação do governo do qual faz parte.
O parlamento no Falando Daquilo
O deputado distrital Fábio Felix (PSol) foi o convidado desta semana do podcast Falando Daquilo, do Correio, para episódio especial do Mês do Orgulho LGBTQIAPN . “O Estado tem se negado a fazer o que de fato ele deveria fazer, o que era a obrigação”, cobrou o parlamentar, destacando a educação como ponto fundamental.
Félix fez ainda um apelo à comunidade LGBT e às minorias. Ressaltou a importância de buscar espaço na política para combater as diversas formas de injustiça social. “Vamos nos engajar, vamos participar, vamos ter mais mulheres, LGBTs, pessoas negras, indígenas na política brasileira”, exortou. “As minorias já são maiorias sociais. São minorias políticas, de acesso ao Estado, de acesso à política pública, mas não minorias reais. Então a gente precisa ser maioria em todos os espaços, maioria de fato”, sustentou.
Conexão África
O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, recebeu a visita, ontem, do presidente do governo da região autônoma da Ilha de Príncipe, Filipe Nascimento. Ele está em missão no Brasil, onde busca acordos de cooperação, principalmente nas áreas de educação e sustentabilidade.
Aproximação
Durante o encontro, Nascimento elogiou a aproximação que o secretário Britto vem fazendo com os países da África. O visitante conheceu detalhes do plano de negócios que o ex-vice-governador criou, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Fecomércio-DF, para promover a exportação de produtos e serviços do DF, iniciando pela África Ocidental.
Rosa e o mundo
Um escritor de sucesso e uma autoridade internacional estarão na agenda da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber. Na segunda-feira, ela participará da abertura da 5ª edição do programa Diálogos com o Supremo, às 14h, com o escritor Itamar Vieira Jr., vencedor do Prêmio Jabuti de 2020. O autor falará sobre o romance Torto Arado, um dos livros mais vendidos no Brasil em 2021 e 2022, na categoria ficção.
Em seguida, a ministra Rosa Weber terá encontro com o presidente argentino Alberto Fernández, às 16h30. Ele estará em visita oficial ao Brasil, onde também se encontrará com o presidente Lula e outras autoridades.
Faxina no Paranoá
Durante todo o mês de julho, canoeiros de Brasília participarão de um grande mutirão para retirar lixo do Lago Paranoá. Promovida pelo Instituto Cerrados, uma organização não governamental com foco na conservação e uso sustentável do bioma, a primeira edição do evento Cata-Lago fará uma competição entre equipes de bases de remo para a coleta de resíduos plásticos no Paranoá.
Mão na massa
Os grupos participantes recebem as bags — sacolas reforçadas específicas para armazenamento de resíduos sólidos recicláveis. Após 25 dias de trabalho, as bags serão auditadas e pesadas em cada base. Ontem, a atleta Paulinha Reis, do Clube de Remada Kaluanã, coletou uma quantidade significativa resíduos em apenas uma hora, durante o treino em canoa individual. A escola de remo é uma das participantes do evento.
Que vença o melhor
As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Cerrados até o próximo dia 28. Os vencedores serão premiados em duas categorias: maior quantidade de resíduos plásticos coletados e melhor fotografia do lago. Poderão participar da competição grupos de remadores com base em clubes da orla e fotógrafos, amadores e profissionais, de qualquer idade, que estejam vinculados a uma das bases de remo. O vencedor da primeira categoria ganhará quatro remos, que irão para a base que a equipe representa. Já o fotógrafo campeão receberá dois remos, um para ele e outro para a base que representa.
Confiança
O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Cruz Macedo, confia no apoio do senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, para a aprovação de projetos de lei de interesse do Judiciário do DF. Cruz Macedo chamou a atenção para duas propostas: a primeira cria funções comissionadas no quadro de pessoal do TJDFT.
Por Justiça
O segundo projeto de lei altera o artigo da Constituição Federal para incluir um desembargador do TJDFT na composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O TJDFT não tem comarca, é diferente dos estados, mantido pela União e não tem representante no CNJ”, argumenta o presidente do TJDFT.
Chance para jovens
Começam nesta segunda-feira as inscrições para o Programa Jovem Candango. A Secretaria da Família e Juventude do DF vai contratar 1,8 mil jovens entre 14 e 18 anos. Os interessados terão até 23 de julho para se inscrever no site www.juventude.df.gov.br/jovemcandango.
Benefícios
Uma das novidades do processo seletivo deste ano é o benefício de pontuação social para filhos de mulheres vítimas de feminicídio e jovens atendidos pelo programa Vira Vida, além da inclusão de participantes de projetos executados pelos Centros de Juventude do DF. Os jovens candangos trabalham no contraturno escolar, por quatro horas diárias, no apoio administrativo aos órgãos públicos do DF. A remuneração é de meio salário, mais benefícios.
“O Jovem Candango é um programa muito importante para a sociedade, pois dá oportunidade ao jovem que vive em situação de vulnerabilidade de conquistar a sua primeira experiência profissional e receber um recurso que ajuda na sua formação escolar e algumas vezes servem como complemento para a família”
Rodrigo Delmasso, secretário da Família e Juventude do DF