A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) instaurou, nesta sexta-feira (05/07), pregão eletrônico para a compra de máquinas lavadoras e secadoras, carros para transporte de roupas, mesas metálicas e balanças eletrônicas com plataforma para os presídios da capital. O valor estimado para as aquisições é de R$ 5,8 milhões.
A implementação das lavanderias de uso exclusivo dos internos no sistema brasiliense é inédita. De acordo com a Sesipe, atualmente, cada detento é responsável pela higiene dos seus objetos pessoais. “Eles lavam as próprias roupas e as colocam para secar durante o banho de sol, realizado diariamente”, informa a nota da pasta.
A presidente da Associação de Familiares de Internos e Internas do Sistema Penitenciário do DF e Entorno (Afisp-DFE), Alessandra Paes, afirma que a medida tende a diminuir problemas das penitenciárias, como o mofo. “Em quase todas as unidades prisionais, os detentos lavam as roupas e as colocam para secar na própria cela, onde não há espaço adequado para a secagem. Com a umidade, o mofo se alastra e, consequentemente, a insalubridade também”, argumentou.
Para a presidente da entidade, a implementação das lavanderias ainda pode contribuir para a diminuição de problemas de saúde no sistema. “Com o mofo, muitos detentos contraem doenças respiratórias e de pele.”, lembrou Alessandra. “A reserva de um lugar adequado para a lavagem e secagem é, sem dúvidas, um método preventivo”, completou.
O Sistema Penitenciário da capital abriga quase 17 mil presos. Os detentos usam roupas brancas providenciadas pelas famílias, pois a Sesipe não disponibiliza uniformes.
Conforme o pregão eletrônico publicado no Diário Oficial do DF (DODF), as empresas interessadas devem apresentar as propostas em 17 de julho. O prazo para a entrega dos materiais é de 30 dias a partir da assinatura do contrato com o GDF.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…