Buriti fachada sucessão LDO
Buriti fachada sucessão LDO Crédito: Paula Rafiza/Esp.CB/D.A Press Buriti fachada sucessão LDO

GDF tem 15,9 mil comissionados

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Alexandre de Paula

O número de comissionados na estrutura do GDF chegou a 15.947 em novembro deste ano. Durante a campanha, o governador Ibaneis Rocha (MDB) prometeu uma redução drástica no quadro desse tipo de cargo. Ao longo do mandato, no entanto, o compromisso foi ficando de lado. Em dezembro de 2018, ao fim da gestão de Rollemberg, havia 16.243 comissionados, 296 a mais do que o número atual. Em termos percentuais, a redução foi de 1,8%.

Prêmio ao empreendedorismo

O Sebrae no DF e a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) entregaram ontem o 1º Prêmio Lindberg Cury, que reconheceu personalidades e valorizou ações empreendedoras. A ideia é incentivar e estimular o surgimento de novos negócios no Distrito Federal.

Campeão

No fim de semana, o empresário Luís Felipe Belmonte comemorou o título do Candangão Feminino de 2019. Belmonte é dono do Real FC. Marido da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), ele é suplente do senador Izalci Lucas (PSDB) e um dos principais articuladores da Aliança pelo Brasil. O partido, em etapa de criação, abrigará o clã Bolsonaro e Belmonte é um dos cotados para assumir a presidência da sigla no Distrito Federal.

Marca para os 60 anos

O GDF divulgou a logomarca para o aniversário de Brasília em 2020, quando a cidade completa 60 anos. O designer Felipe Honda foi responsável pela criação, que se inspira na arquitetura e no céu da cidade. A obra competiu com outras 117 ideias e foi selecionada por meio de edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Logo Brasilia 60 anos
Logo Brasilia 60 anos

Críticas

A viagem do governador Ibaneis Rocha para a Itália — onde batizou o filho Matheus, de 1 ano — gerou algumas críticas. Nas redes sociais, políticos e cidadãos questionaram a saída do emedebista do DF neste fim de ano. Os distritais Júlia Lucy (Novo) e Leandro Grass (Rede) foram alguns dos que se manifestaram. “Equador, Portugal, Peru, Itália… Parece um roteiro de férias, né? Mas, é somente alguns dos destinos visitados pelo governador Ibaneis em seus breves 11 meses de mandato”, disse Júlia.

Parecer favorável

O projeto de lei complementar que altera as normas de uso e ocupação do Setor Indústrias Gráficas (SIG) recebeu parecer favorável do presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa, Hermeto (MDB). O deputado propõe algumas emendas ao texto, mas afirma que o projeto, assim como entenderam o Conplan e o Iphan-DF, não tem obstáculo para a aprovação. O relatório precisa ser apreciado pela comissão. A expectativa de Hermeto é de que, nesta semana, o texto final seja avaliado pelos distritais. “Nós vamos votar, sim, para poder alavancar o SIG, fazer com que ele gere mais empregos e resolver esse problema que vem se arrastando há muitos anos”, destacou.

Só papos

“Lamento as mortes ocorridas em Paraisópolis. (…) Locais com consumo de drogas ou desfile de bandidos armados atraem problemas. Quem está errado é quem comete crimes e tenta se esconder da polícia em locais como estes.”

Eduardo Bolsonaro, deputado federal

“É impossível se omitir com algo assim. Uma tragédia envolvendo 9 vidas… Um drama imenso… E o mais importante é polarizar o país. Repugnante.”

Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), deputado federal