Ana Viriato
Os proprietários de micro e pequenos varejos do segmento de beleza receberam um estímulo. Os gastos com a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) sobre 14 tipos de cosméticos e produtos de higiene pessoal, que, para cada um dos itens, giravam em torno de 28% a 35%, devem cair para a faixa de 4% a 6%.
Nesta quinta-feira (10/08), o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) assinou um decreto que retira produtos, como shampoos, perfumes e maquiagens, do regime de cobrança antecipada do imposto. Na prática, os empreendedores pagarão o tributo apenas uma vez, em vez de duas.
Os 14 itens estavam inseridos no regime de substituição tributária — quando a indústria tem de arcar, integralmente, com o ICMS e cobra uma taxa fixa do revendedor. O empresário, então, pagava esse valor, antecipadamente, e ainda recolhia o imposto no momento de venda ao consumidor. Agora, a contribuição ocorrerá apenas neste segundo momento.
Para o chefe do Palácio do Buriti, a medida estimula o crescimento do segmento varejista e a ampliação de estabelecimentos que utilizam os itens de beleza para a operação. “Vamos melhorar as condições de produtividade dos pequenos empreendedores. A curto, médio e longo prazo, veremos um impacto positivo, por exemplo, na geração de empregos”, ressaltou Rollemberg.
O secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Valdir Oliveira, acredita que a nova legislação causará efeitos positivos em um efeito cascata. “Se o empresário compra o produto mais barato, a tendência é que o revenda a menor custo. Estamos oferecendo condições para que o mercado fique mais competitivo no setor de varejo e de serviço”, aposta.
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas do Comércio Varejista de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e Higiene Pessoal, Valteni Souza, a medida impacta 7 mil estabelecimentos, entre salões de beleza e comércios, e 35 mil empregados. “Nossas empresas voltarão a crescer, gerar emprego e renda em toda a cadeia produtiva”.
A alteração da cobrança do ICMS será aplicada sobre uma lista de produtos definida em conjunto com representantes dos setores de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (11/08).
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…