Aeroporto de Brasília máscaras coronavírusAeroporto de Brasília máscaras coronavírus
Aeroporto de Brasília máscaras coronavírus Ed Alves/CB/D.A Press Aeroporto de Brasília máscaras coronavírus

GDF pretende fazer testes em massa e tornar o uso de máscara obrigatório

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O GDF pretende começar a fazer testes em massa para o novo coronavírus a partir da próxima semana. A ideia é criar drive thrus e coletas em casa. Os exames devem focar principalmente as regiões mais infectadas, como o Plano Piloto, Águas Claras e Lago Sul.

Só assim haverá mais condições de avaliar novas medidas de relaxamento da quarentena, inclusive a abertura do comércio, num momento em que se fala tanto em subnotificações.

Mas há uma condição: uso de máscaras. O governador Ibaneis Rocha (MDB) pensa em editar um decreto que obrigue as pessoas a saírem de casa com o equipamento de proteção para evitar contaminações pelo ar.

Um vírus que não se esconde

O contágio de políticos e autoridades públicas pelo novo coronavírus mostra que o contato pessoal precisa ser evitado. políticos e autoridades públicas. No Brasil, começou pela comitiva do presidente Jair Bolsonaro na volta de Miami, onde houve contato com o prefeito da cidade, Francis Suarez, infectado. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), os médicos David Uip, Roberto Kalil e Raul Cutait também foram infectadas.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o herdeiro da coroa, Príncipe Charles. O ator Tom Hanks, o cantor Plácido Domingo que circulam muito. Ontem foi a vez de dois governadores: Wilson Witzel, do Rio de Janeiro (PSC), e Helder Barbalho (MDB), do Pará.

Apoio da maçonaria

O Comitê Todos contra o Covid, coordenado pelo vice-governador Paco Brito fechou parceria com lojas maçônicas. O objetivo é arrecadar e distribuir produtos contra o novo coronavírus.

Câmara aprova projeto que garante refeição para beneficiários do Coronavoucher

Os restaurantes comunitários do Distrito Federal servirão refeições gratuitas para os beneficiários do Coronavoucher, auxílio emergencial do Governo Federal. O projeto, de autoria do deputado distrital Fernando Fernandes (Pros), foi aprovado em 2º turno ontem. Para entrar em vigor, o projeto precisa ainda ser sancionado pelo governador Ibaneis Rocha.

Emenda para beneficiar secretário do Sistema Penitenciário do Ceará

O Senado aprovou ontem emenda na MP 903/2019 para autorizar que os policiais civis do DF possam ser cedidos aos estados para exercer cargo em comissão de secretário de Estado, secretário-adjunto e equivalentes. É na prática uma autorização para o secretário Mauro Albuquerque (foto), agente penitenciário do DF, ficar mais tempo na gestão do sistema de segurança pública e prisional do Ceará. A emenda, de autoria do deputado Mauro Benevides Filho (MDB-CE), foi incluída em MP que trata de assunto totalmente diverso: prorroga contratos temporários de veterinários com o Ministério da Agricultura.

Siga o dinheiro

R$ 5.092.313,27

É o valor do contrato firmado entre a Secretaria de Saúde do DF e a empresa Contarpp Engenharia Ltda, especializada em construção civil, assinado em caráter emergencial. O objeto é a adequação do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para implementar o Hospital de Campanha e criar 200 leitos de internação para pacientes em tratamento de Covid-19.

Só Papos

“A respeito da entrevista do Ministro Mandetta, – eu vou utilizar uma linguagem do polo: o Ministro cruzou a linha da bola, ele não precisava ter dito determinadas coisas”

Vice-presidente da República, Hamilton Mourão

“A gente sabe bem o tamanho da nossa responsabilidade e vai trabalhar. Toda a equipe está trabalhando com toda a garra”

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta