Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press
O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa nesta tarde (03/02).
Estava prevista a presença do chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, para representar o governador Ibaneis Rocha (MDB) na primeira sessão do ano. Mas ele não compareceu. A vice-governadora Celina Leão (PP) está fora do país, de férias.
Resultado: os deputados da oposição deitaram e rolaram. A sessão começou com distritais gritando “fora Ibaneis, fora Celina” e defendendo a instalação de uma CPI para investigar a transações entre o BRB e o Banco Master.
Depois os parlamentares se revezaram na tribuna com discursos sobre a crise do BRB. Integrantes da oposição, os deputados Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSol), Paula Belmonte (Cidadania) e Gabriel Magno (PT) criticaram a postura do governo ao autorizar operações do BRB com o Master que chegaram a R$ 12 bilhões.
Se Ibaneis ou Gustavo Rocha tivessem participado da sessão seria um constrangimento. Com a crise e o confronto pré-eleitoral, a chance de um embate com a oposição seria grande.
Coube ao presidente da Câmara Legislativa defender o governo. O deputado Wellington Luiz (MDB) disse que evitou convidar autoridades de outros poderes porque considerou que o momento era de debate exclusivo dos distritais.
Ibaneis mandou aos distritais a mensagem com as prioridades do governo para 2026. Mas o tema do momento é o Master-BRB.
A Policia Federal abriu outro inquérito sobre o BRB. Agora para apurar gestão fraudulenta. O Tribunal de Contas do DF também autorizou uma auditoria nas contas do BRB e do Iprev (Instituto de Previdência) do DF.
A ideia é avaliar se eventuais prejuízos do BRB atingiram as aposentadorias e pensões do DF. É que o Fundo Garantidor do Iprev está fortemente atrelado às ações do BRB.
O processo foi aberto com base em representação do deputado distrital Fábio Félix (PSol).
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O presidente do Iphan, Leandro Grass, se submeteu no fim de…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Quatro dos oito deputados federais da bancada do DF assinaram o…
ANA MARIA CAMPOS A advogada Flavia Michelle Sampaio Torres, esposa do ex-ministro da Justiça e…