O Governo do Distrito Federal implementará consultas a distância na rede pública de saúde para desafogar as filas nas unidades e melhorar a capacidade de atendimento durante a pandemia do novo coronavírus. A expectativa é de que a telemedicina comece a funcionar, na prática, dentro de três semanas.
O acesso ocorrerá por meio de um aplicativo desenvolvido pelas secretarias de Saúde, Ciência e Tecnologia e pela Fiocruz.
“Essa plataforma vai criar condições para pacientes serem atendidos mais rapidamente pelo Samu, para melhorar nosso mapeamento de leitos e gestão de filas. Vai fazer uma revolução na gestão de dados e do Sistema de Saúde”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvan Máximo.
Ele acrescenta que o objetivo é que, ao fim da pandemia, seja possível zerar a fila de consultas no sistema de saúde do DF. “Com a inteligência artificial, o médico vai dar parecer e pedir até exames a distância. Em alguns casos, o paciente não precisará ir nenhuma vez ao médico presencialmente para receber diagnósticas, receitas e encaminhamento.”
A iniciativa é o carro-chefe de um convênio firmado pelo GDF, na terça-feira (5/5), com a Fiocruz para o desenvolvimento de projetos digitais de saúde voltados para o tratamento, diagnóstica e prevenção da Covid-19. Serão investidos R$ 10 milhões no projeto.
“Com essa parceria com a Fiocruz, uma instituição muito respeitada e que foi escolhida laboratório oficial da América, o DF será a primeira unidade da federação a ter a telemedicina porque, neste momento, não podemos perder tempo”, frisou.
Além da telemedicina, outras pesquisas serão feitas em parceria com a instituição. As ferramentas desenvolvidas — que incluem uso de tecnologias como a realidade virtual — serão incorporadas ao dia-a-dia do sistema de saúde pública da capital mesmo após fim o da pandemia do novo coronavírus.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…