Buriti fachada sucessão LDO
Buriti fachada sucessão LDO Crédito: Paula Rafiza/Esp.CB/D.A Press Buriti fachada sucessão LDO

GDF fará pente-fino em programas sociais

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O GDF recadastrará 169 mil pessoas que recebem benefícios de programas sociais, como o DF sem Miséria e Bolsa Família, na capital. A ideia é rever os dados das famílias que contam com o apoio para evitar fraudes e pagamentos irregulares. Com isso, a expectativa é de que a atualização dos dados gere economia.

Para fazer o recadastramento, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) publicou um edital de chamamento em busca de organizações da sociedade civil (OSC) interessadas em realizar as análises e as entrevistas. Ao todo, o recadastramento pode custar aos cofres do GDF R$ 6,1 milhões. O edital, cuja versão atualizada foi publicada ontem no Diário Oficial do DF, prevê como valor de referência (teto) que a organização responsável receba R$ 36,40 por atualização de cadastro ou nova inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.

Muitos temas na pauta dos governadores

O governador Ibaneis Rocha participa hoje, como anfitrião, do VII Fórum Nacional de Governadores, na sede do Banco do Brasil, em Brasília. Na pauta, temas como o pacto federativo, a reforma tributária, a securitização, o plano de equilíbrio fiscal, a reforma da Previdência, o Fundeb e o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. São coanfitriões do encontro os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

TRE-DF julga improcedente ação contra Rollemberg

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) julgou improcedente, por unanimidade, representação da então candidata Eliana Pedrosa contra o ex-governador Rodrigo Rollemberg, por uso indevido do slogan Brasília no Rumo Certo, pela edição de decreto que retirou cargos da vice-governadoria, perseguição de tenentes-coronéis do alto escalão do GDF que teriam comparecido a uma reunião com o pré-candidato Jofran Frejat, abuso de poder político pela retirada do painel do portal Metrópoles e pela promessa de nomeação de concursados dos bombeiros.

O Ministério Público Eleitoral considerou as acusações improcedentes e foi seguido pelo relator desembargador Waldir Leôncio. Rollemberg foi representado na ação pela filha, Gabriela Rollemberg, advogada com atuação na área eleitoral.

Prestação de contas

O deputado Leandro Grass (Rede) passou o dia ontem prestando contas de seu mandato, na data em que completou um ano de sua vitória nas urnas. Ele voltou a todos os principais pontos em que esteve na campanha.

Homenagem a Sig

A Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), homenageou o advogado e ex-deputado Sigmaringa Seixas, que morreu em dezembro. Vários banners fotográficos foram fixados com passagens históricas. No detalhe, Sig (centro) com Fidel Castro e com a ex-deputada Maria José Maninha, em 2003, na posse de Cristovam Buarque como ministro da Educação do governo Lula. Nem Maninha sabia da existência da foto. No encontro, Cristovam apresentou a ex-secretária de Saúde ao presidente cubano. Fidel comentou: “Cuidado com ela. Em geral, secretários de Saúde viram governadores”.

Só papos

“A violência dos bandidos, assim como a do governo, preocupam. Armas nas mãos de bandidos ou de quem não sabe usá-las aumenta o medo. Demitir funcionários em áreas culturais por ideologia repete o desatino. Sem reação, as democracias morrem. Há liberdade para protestar. Usemo-la”

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no Twitter

“Por que no te callas?”

General Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no Twitter