O governo do DF pretende adotar Planos de Desligamento Voluntário (PDV) por empresas públicas e sociedades de economia mista. As regras foram definidas nesta semana. Cada plano terá suas peculiaridades, de acordo com a situação econômico-financeira, mas algumas diretrizes precisam ser respeitadas, como redução do tamanho do Estado, economicidade, a eficiência e a eficácia da administração pública. A palavra final será da Secretaria de Economia do DF.
Serão critérios do PDV: ser empregado com contrato em vigor, ter uma idade mínima e tempo mínimo de serviço, a serem definidos. Não poderão aderir ao plano empregados que tenham participado de capacitação igual ou superior a 360 horas/aula, patrocinada parcial ou integralmente pela empresa, que tenha sido concluída nos últimos dois anos. Quem responde a processo administrativo disciplinar também não pode participar.
O mercado imobiliário do Distrito Federal fechou 2019 com crescimento superior a 100% no volume de lançamentos. Os resultados, que superaram as expectativas do setor, serão apresentados hoje pela pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF).
No primeiro dia de sessão, o governo saiu vitorioso com a decisão majoritária na Câmara Legislativa de não colocar em votação o projeto de decreto legislativo que sustaria o aumento das passagens de ônibus. A medida, apresentada pela oposição, foi considerada contrária à Lei Orgânica do DF, já que o Tribunal de Justiça do DF anulou projeto semelhante aprovado pela Câmara durante o governo Rollemberg.
Três parlamentares do Distrito Federal estão entre os 100 mais bem avaliados do país, segundo a avaliação do Ranking dos Políticos do ano de 2019. A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) está em 20º lugar, seguida por Bia Kicis, em 24º, e por Reguffe (Podemos-DF), em 85º. A plataforma leva em consideração quesitos como a presença nas sessões, processos judiciais, qualidade legislativa e uso de privilégios para definir a nota.
No pronunciamento na Câmara Legislativa, na abertura dos trabalhos dos distritais, o governador Ibaneis Rocha (MDB) defendeu penas mais severas para crimes antecedentes ao feminicídio, como forma de evitar que a violência chegue ao desfecho mais trágico. Ele disse que enviou ao presidente Jair Bolsonaro uma proposta para aumentar a pena para agressões, injúrias e perseguições a mulheres.
Ibaneis também reclamou de que a Justiça não tem mantido criminosos perigosos na prisão. Presos em flagrante, são liberados no dia seguinte, o que contribuiu, segundo ele, para o aumento da criminalidade.
Por meio de decreto, o governador Ibaneis Rocha batizou o conjunto de obras viárias no trecho entre o extremo norte do Eixo Rodoviário de Brasília (DF-002) e o Balão do Colorado como complexo Viário Joaquim Domingos Roriz.
A Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF promoveu ontem reunião para apresentar os projetos que serão executados durante o ano de 2020. Também foram divulgados números de eventos e ações realizados em 2019, como o Natal Sempre Monumental. O projeto reuniu mais de 200 mil pessoas e gerou R$ 15 milhões em negócios relacionados ao turismo. Para 2020, o presidente da Fecomércio-DF e presidente da Câmara de Turismo, Francisco Maia, destacou a intenção de fazer ainda mais para alavancar o setor turístico da capital no ano em que Brasília completa 60 anos.
“Eu zero federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”
Presidente Jair Bolsonaro, lançando um desafio para que os governadores suspendam a cobrança de ICMS sobre combustíveis, como forma de reduzir os preços para o consumidor
“Tenho que pagar escola, tenho que pagar saúde, tenho que manter a infraestrutura da cidade. Tenho uma máquina de custeio, tenho que pagar os débitos com a União. Tenho que fazer investimentos. E não tenho uma máquina de dinheiro, quem tem é ele”
Governador do DF, Ibaneis Rocha, coordenador do Fórum dos Governadores do Brasil
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…