Fux retifica ata que provocou impugnação da candidatura de vice de Celina

Publicado em CB.Poder

O ministro Luiz Fux retificou a ata da audiência de conciliação, realizada em 26 de maio, em que foi discutido no Supremo Tribunal Federal (STF) o acordo entre União, Distrito Federal e Banco Central para viabilizar a operação de crédito ao Banco de Brasília (BRB). O termo da audiência inicialmente registrou a presença do advogado Gustavo Rocha (Republicanos), vice na chapa de Celina Leão (PP), como representante do Distrito Federal. Mas Fux corrigiu as informações, consignando que Rocha participou da reunião como ouvinte. 

O registro da presença de Gustavo Rocha como representante do GDF provocou a apresentação pelo procurador regional eleitoral do DF, Francisco Guilherme Vollstedt Bastos, de uma ação de impugnação da candidatura de Gustavo Rocha, sob o fundamento de inelegibilidade decorrente da ausência de desincompatibilização de fato do cargo de secretário de estado da Casa Civil do Distrito Federal.

Apesar de o candidato ter sido formalmente exonerado da função pública antes de 2 de abril de 2026, o MP Eleitoral apontou que ele continuou exercendo atribuições típicas do cargo administrativo e citou como principal prova a ata da audiência no STF. A retificação da ata será anexada ao processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *