Uma operação deflagrada nesta manhã (6/2) mira uma possível fraude e conluio de empresas com o aval de servidores públicos para faturar em aditivos nos contratos de obras de infraestrutura do Sol Nascente.
Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão na casa de funcionários da Novacap, de construtoras e empresários. As obras são realizadas por um consórcio liderado pela empresa Basevi.
A operação e a investigação da Polícia Civil e da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) levaram em conta um relatório de inspeção da Controladoria-geral do DF na Secretaria de Obras e Infraestrutura.
Os mandados foram cumpridos por policiais da Coordenação de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (CECOR) da Polícia Civil do DF, responsável pela investigação.
O projeto das obras foi aprovado em 2007, mas a licitação só ocorreu em 2014. A suspeita é de que o projeto foi malfeito para possibilitar que fossem necessários vários aditivos ao contrato. O valor do prejuízo pode passar de R$ 15 milhões.
Cooperação
Em nota, aSecretaria de Obras e a Novacap informam que estão cooperando com as investigações e que todas as informações requeridas, documentos e arquivos serão disponibilizados.
E acrescenta: “Importante destacar que a operação em questão se refere a gestões anteriores, uma vez que investiga suspeita de fraudes em licitações dos consórcios responsáveis pelas obras de infraestrutura no Setor Habitacional Sol Nascente, realizadas em 2015 e 2016”.
Além disso, a SODF e Novacap destacam que no Trecho 1 de Sol Nascente, as obras estão concluídas. Nos Trechos 2 e 3, por sua vez, os contratos foram rescindidos. “No momento, a Secretaria de Obras trabalha no levantamento do remanescente e na execução de projeto para que nova licitação seja realizada ainda no primeiro semestre deste ano”, ressalta a nota.
Em nota, o ex-secretário de Obras do DF Antônio Coimbra afirmou que “todos os aditivos realizados no governo Rollemberg ocorreram por estrita necessidade técnica e fundamentados em pareceres independentes da Procuradoria Geral do Distrito Federal e da Controladoria do Governo do Distrito Federal, que os aprovou”.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…