Alberto Fraga e Bolsonaro
Alberto Fraga e Bolsonaro Aílton de Freitas/ Agência O Globo. Alberto Fraga e Bolsonaro

Fraga é cotado para assumir Ministério da Segurança Pública, caso seja recriado

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Com a popularidade alta, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, é alvo de bombardeios de todos os lados no mundo político. Depois da Vaza-Jato e da rejeição de grande parte do pacote anticrime no Congresso, Moro pode perder a parte que vai bem em sua pasta: a redução dos índices de criminalidade, tema que o ex-juiz tem tratado como um grande mérito. Secretários de segurança reunidos ontem na residência oficial de Águas Claras lançaram um movimento pela recriação do Ministério da Segurança Pública. Foram recebidos no Palácio do Planalto pelo presidente Jair Bolsonaro, sem a presença de Moro ou do secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), o general da reserva Guilherme Theophilo.

Resistência cresce

Além do Conselho dos Secretários de Segurança Pública (Conseg), o Conselho dos Comandantes de Polícia Militar já fez o pedido de recriação do Ministério da Segurança Pública. O Conselho dos Diretores de Polícia Civil deve fazer o mesmo na próxima semana.

Trocando Moro por Fraga

A bancada da bala no Congresso já tem um nome para o Ministério da Segurança Pública, caso a decisão de Bolsonaro seja pela divisão do Ministério da Justiça: Alberto Fraga. O presidente tem simpatia pela escolha.

Sem boletos de IPVA

Em 2020, os contribuintes devem ficar atentos a uma mudança no pagamento do IPVA. Por economia de papel e dinheiro, os boletos não serão enviados pelos Correios. A emissão deverá ser realizada on-line, com o número do Renavam do veículo. No caso do IPTU, nada muda. Os carnês serão remetidos para os endereços dos contribuintes.

Decisão tomada

Juliana Monici vai substituir Kaline Gonzaga na chefia de gabinete do governador. Ela cuidava da agenda de Ibaneis Rocha e ocupava a subchefia de gabinete.

Obras na base do distrital

Uma emenda do deputado Daniel Donizet (PSDB) vai bancar o asfalto da Avenida dos Pioneiros do Gama, mais conhecido como Pistão Sul. O recapeamento vai atingir uma extensão de quatro quilômetros e deve ficar pronto nos próximos seis meses. Essa era uma demanda antiga dos moradores. O último recapeamento foi realizado há 23 anos. Donizet, que nasceu na cidade, também pediu ao governador Ibaneis Rocha uma reforma na rodoviária e a reabertura da pediatria no Hospital do Gama.