PDT PSB PV PCdoB e Rede fecham acordo
IMG-20180806-WA0001 Divulgação PDT PSB PV PCdoB e Rede fecham acordo

Fim do impasse: PDT decide apoiar Rodrigo Rollemberg à reeleição

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

ANA VIRIATO

HELENA MADER

Após idas e vindas, a Executiva Regional do PDT decidiu apoiar a candidatura do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) à reeleição. A legenda bateu o martelo após reunião com o presidente nacional, Carlos Lupi. O pedetista, que desembarcou em Brasília na noite de domingo, vetou uma aliança com a chapa encabeçada por Eliana Pedrosa (Pros), integrada, ainda, por PTB, PMN, PMB, PTC, PHS e Patriota. Com o acerto, o chefe do Palácio do Buriti garantirá o palanque eleitoral do presidenciável Ciro Gomes. O PDT ficará com a 1ª suplência do candidato ao Senado Chico Leite (Rede).

 

Ao fim do período de convenções, a chapa de Rollemberg está fechada. Integram a coligação PSB, PV, Rede, PDT e PCdoB. Com a composição, o governador deve ter direito a cerca de 1 minuto e 18 segundos a cada bloco de 9 minutos de propaganda eleitoral no rádio e na tevê.

 

Debate

 

Entre os motivos que levaram Lupi a descartar as negociações com Eliana, está o fato de o Pros estar ao lado do PT nacionalmente. É devido a um acordo com petistas, articulado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o PSB decidiu não apoiar formalmente nenhum candidato à presidência da República, isolando Ciro Gomes (PDT) na disputa.

 

A posição do PSB Nacional, no entanto, vai na contramão dos desejos de Rollemberg, primeiro governador socialista a defender o apoio ao nome pedetista. Na convenção nacional da legenda, neste domingo, ele classificou como “lamentável” a indicação do partido. “Eduardo Campos e Marina haviam começado, em 2014, uma construção importante no campo progressista como alternativa à polarização entre PSDB e PT. O Ciro, com o apoio do PSB, teria condições de representar essa alternativa”, pontuou. Em parte por conta da fidelidade, o comando nacional do PDT o escolheu.

 

Na tarde desse domingo, Rollemberg e pedetistas discutiram as nominatas para deputado distrital e federal. Na reunião, integrantes da Executiva do PDT-DF indicaram quais quadros tornariam viáveis a eleição de nomes a cargos proporcionais. Propuseram, por exemplo, uma coligação com o PV para a Câmara Legislativa. Mas um dos principais cargos em negociação foi a primeira suplência de Chico Leite; a de Leila Barros (PSB) está reservada para a ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão Leany Lemos.

 

Representantes de todas os partidos que vão apoiar Rollemberg se reuniram para formalizar a aliança. Participaram do encontro o presidente regional do PSB, Tiago Coelho, o deputado distrital Israel Batista, do PV, o secretário-adjunto do PDT, Paulo Roberto dos Santos Pinto, Augusto Madeira, do PCd0B,Carmen Lúcia Bragança e Pedro Ivo, da Rede, Eduardo Brandão e Rayssa Thomaz, do PV.