Osnei Okumoto
Osnei Okumoto Divulgação Osnei Okumoto

Farmacêutico Osnei Okumoto será o secretário de Saúde do DF

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

HELENA MADER

O atual secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, será o próximo secretário de Saúde. O nome foi confirmado hoje pelo governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). Aos 56 anos, ele tem graduação em farmácia e bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (PR).

 

Entre suas especializações, Okumoto é pós-graduado em Gestão de Hemocentros pela Universidade Federal de Pernambuco. Entre 1986 e 1991, o futuro secretário de Saúde foi primeiro tenente Farmacêutico do Exército. Entre 1996 e 1999, presidiu o Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul.

 

O farmacêutico comandou o setor de imunohematologia do banco de sangue do hospital universitário da UFMS, chefiou a Divisão Médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul e foi responsável técnico pelo laboratório de Sorologia e Imunohematologia do Banco de Sangue da Santa Casa de Campo Grande.
Osnei foi presidente da Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul.

 

Ele está em Brasília, atuando no governo federal, há mais de dois anos. Em 2016, quando era vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul, Osnei foi nomeado pelo então ministro da Saúde, Ricardo Barros, para exercer o cargo de Coordenador Geral de Laboratórios de Saúde Pública. Em abril deste ano, o farmacêutico assumiu a Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde.

 

A escolha surpreendeu o meio médico, já que o nome de Osnei não estava entre os cotados para o cargo. Na última terça-feira, o governador eleito Ibaneis Rocha apresentou ao futuro ministro da Saúde da gestão Jair Bolsonaro, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-RS), uma lista com possíveis profissionais para comandar a pasta.

 

Entre os apontados como potenciais secretários de Saúde de Ibaneis estavam o médico do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) Adriano Guimarães Ibiapina; o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), Carlos Fernando da Silva; e o secretário-executivo do Ministério da Saúde Adeilson Loureiro.